Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Gosto de Português, mas não quero fazer Letras

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 5 ago 2013, 20h23

Gosto de Português, mas não gostaria de fazer o curso de Letras. Quais são minhas opções?
Enviado por Thalita

É comum ter como ponto de partida o interesse e o desempenho em disciplinas do ensino médio para a escolha de uma profissão. No entanto, este não deve ser a única referência na escolha.

Uma das principais formas que as pessoas utilizam para identificar seus interesses profissionais é enxergar a faculdade como uma extensão dos estudos realizados até o ensino médio. Em outras palavras, identificam as disciplinas que mais gostam e procuram cursos que supostamente deem continuidade a elas.

Há, no entanto, que considerar algumas questões: tais disciplinas têm caráter relativamente diferente quando desenvolvidas no nível superior, bem como as sínteses que se busca nem sempre satisfaz quem realiza tal caminho na escolha. Observe esta analogia: muitas vezes gostamos muito de certos ingredientes (morango e leite, por exemplo), mas ao provarmos um produto que os integra (yogurte) podemos não gostar (achá-lo enjoativo, por exemplo). Também pode ocorrer que gostemos muito de certos aspectos de uma determinada disciplina (geometria e trigonometria, por exemplo) e ao chegarmos à faculdade nos deparemos com outras que nos desagradem (cálculo diferencial e integral, no caso da matemática).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A princípio, profissões que utilizam mais fortemente a língua portuguesa em sua forma escrita ou oral poderiam ser indicadas: jornalismo, estudos literários, tradução e interpretação, linguística, educomunicação, gestão da informação. Mas perceba que muitas outras profissões também se ocupam da linguagem como importante meio de realização, como artes cênicas, regência de aulas em várias disciplinas, história, direito, produção editorial, ciências sociais, filosofia, e a lista continuaria cada vez mais extensa.

Portanto, dois fatores são importantes quanto a esta discussão. Primeiramente, procure pesquisar bem as grades curriculares dos cursos pelos quais você se interessar (veja os conteúdos programáticos, tente conversar com alunos e professores de tais cursos). Por outro lado, amplie a identificação de seus interesses: há muitos outros elementos envolvidos em sua escolha, tais como o ambiente de trabalho em que você gostaria de atuar, o objeto de trabalho (o tipo de problema sobre o qual você se debruçará), o ritmo e os horários de trabalho, a realização de valores pessoais, entre outros elementos.

Leia mais:
– Saiba mais sobre o curso de Letras
– Como faço para lecionar Português para estrangeiros?
– TESTE: Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?
– TESTE: Gosto de escrever – que curso devo fazer?

Publicidade
Gosto de Português, mas não quero fazer Letras
Mundo do Trabalho
Gosto de Português, mas não quero fazer Letras
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.