Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Matemática e Comunicação, dá pra conciliar?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 28 jul 2014, 16h07

Gostaria de uma profissão que mexesse com a Matemática e com o público. Amo Matemática e penso em fazer Engenharia de Alimentos, mas percebi que tenho facilidade em Comunicação, e não queria desperdiçar isto! O que faço? Há alguma profissão que se encaixe?
Enviado por Rebeca

Durante a vida desenvolvemos vários interesses e “paixões”; afinal estamos sempre em transformação, nos construindo e renovando.

Sua “facilidade em Comunicação” pode encontrar expressão em inúmeras profissões, dependendo da forma como as exerça. Esta é uma habilidade necessária para a condução de atividades em equipe, junto a clientes, alunos, como palestrante ou consultor; enfim, praticamente todas as profissões permitem que este seja um diferencial.

Ser “apaixonada” por Matemática também não aponta para alguma carreira específica. Carreiras ligadas a Administração e Negócios, Ciências Exatas e Informática, Engenharias e Ciências Agrárias utilizam modelos matemáticas para o desenvolvimento de suas atribuições. Esta também é uma habilidade que pode contribuir para o bom desempenho de inúmeras carreiras.

Continua após a publicidade

Nem sempre conseguimos sintetizar nossos diversos interesses no campo profissional, o que não significa que devemos deixá-las de lado. Além do exercício profissional, há diferentes formas de contemplá-los, como estudos livres ou atividades de lazer por exemplo. Por outro lado, mesmo que escolhamos carreiras que parecem e mesmo possam unir nossos interesses pessoais, devemos contar com outros fatores como oportunidades que às vezes são tão específicas que não conseguimos alcança-las.

O mais adequado é considerar seu processo de escolha como estando no início. Informe-se sobre todas as profissões na seção Profissões e Universidades deste site e descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.

O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

Busque então se informar sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, principalmente em relação às profissões que estejam disputando sua escolha: variações da economia, os projetos políticos em jogo, desenvolvimento de novas tecnologias, remuneração média são alguns dos elementos a serem considerados.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Escolhe uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas.

Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos que correrá com confiança e conscientemente.

Leia mais:
– Confira dicas para escolher o futuro profissional
– TESTE: Gosto de Comunicação. Qual curso devo fazer?

Publicidade
Matemática e Comunicação, dá pra conciliar?
Mundo do Trabalho
Matemática e Comunicação, dá pra conciliar?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.