Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Medicina é realmente o melhor para mim?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 22 fev 2012, 15h54

Terminei o Ensino Médio e desde então estou tentando vestibular para Medicina (de preferência no Rio Grande do Sul), mas não passo sempre por muito pouco! Tenho grande fascinação pela área da saúde, especialmente a área neurológica. Será que devo continuar tentando ou parto para alguma coisa de mais fácil alcance?Enviado por João Airton de Oliveira

O curso de Medicina é histórica e nacionalmente o de maior disputa nos processos seletivos. O vestibulando de Medicina precisa estruturar sua vida em torno da tarefa de passar no vestibular. Determinar horas de estudo de forma disciplinada, manter hábitos saudáveis de alimentação e sono, identificação de conteúdos que precisam ser mais bem aprofundados, evitar envolvimento em grandes questões conflitivas pessoais e familiares são alguns fatores que devem ser levados em consideração.

Um bom planejamento é, portanto, o primeiro passo, incluindo-se nele a identificação de recursos como os financeiros e de apoio sistematizado, como a participação em um curso preparatório de vestibulares. Mesmo assim, dada a intensa disputa, é possível que o aluno não ingresse nas primeiras tentativas; muitos prestam vestibular por dois ou três anos; alguns conseguem, outros desistem e mudam de opção.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A identificação dos recursos pessoais, financeiros e as expectativas quanto ao tempo necessário para superar este desafio é extremamente pessoal e deve ser tomada de forma autônoma, apoiada em reflexões de amigos, professores e familiares.

Fazer outro curso na área da saúde tal como Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ciências Biomédicas é uma possibilidade, mas a opção por uma delas não pode ser considerada um prêmio de consolação. Não se deve imaginar que fazendo uma delas a pessoa seria “quase” um médico. Se a escolha for feita desse modo, certamente a frustração aparecerá.

Leia mais:
– Medicina é o curso ideal para mim?
– Enfermagem é a melhor escolha?

– Psicologia é a carreira certa para mim?

Publicidade
Medicina é realmente o melhor para mim?
Mundo do Trabalho
Medicina é realmente o melhor para mim?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.