Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Meus pais querem que eu faça Direito ou Engenharia. Eu quero Arquitetura. Que curso escolho?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 3 jun 2013, 15h18

Estou em dúvida quanto ao curso que irei fazer na faculdade. Meus pais são advogados e me dizem que tenho talento pra fazer Direito, mas não me interessa muito. O que eu me interessa mesmo é Arquitetura. Não tenho muitas dificuldades com matemática, só algumas em física, mas meu pai fala que se eu não fizer algo que dê dinheiro, vou ter dificuldades no futuro, por isso ele me disse que eu devo fazer Engenharia Civil, mas dei uma olhada nas matérias e tem muita coisa de que eu não gosto! O que eu devo escolher, algo que eu não gosto muito e muito difícil, algo que eu gosto muito mas talvez não dá muito dinheiro, ou algo que não me interessa realmente e pode ter um retorno maior?Enviado por Evaniele Borges

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. A atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

Há muitas variáveis que determinam a remuneração de um profissional no mercado. Elementos como a qualidade de sua formação que envolve a qualidade da faculdade cursada mas também o empenho do estudante e bons estágios realizados durante a graduação, o estabelecimento de uma rede de contatos profissionais, o nível de cultura geral do profissional e a proximidade entre sua graduação e os objetivos pessoais de vida contribuem para um contexto favorável para o alcance maior de destaque profissional e possivelmente melhor remuneração.

Há, no entanto, outras variáveis próprias ao mercado como o reconhecimento social da profissão, o número de profissionais formados contra a necessidade social de seus serviços e as transformações tecnológicas que determinada área de atuação vivencia, bem como a expansão ou retração do setor econômico que ele atende em função da economia do país.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Isso pode parecer complicado, mas é necessário que você busque compreender esse contexto para fazer uma opção mais consciente e baseada em dados da realidade que possam te dar maior segurança no momento de sua escolha. Nesse sentido, considere as observações feitas e busque informações diretamente ligadas à engenharia e a arquitetura que possam ampliar seu campo de análise.

A negociação entre variáveis como as apontadas em sua pergunta requer que você reflita sobre seus valores pessoais e os riscos que considera poder correr em seu projeto profissional. Note que toda escolha envolve riscos que devem ser encarados racionalmente, mas também com coragem e responsabilidade.

Leia mais:
 – A carreira de Engenharia Civil está em alta?
 – Será que Direito é uma boa opção?
 – Arquitetura ou Engenharia Civil: Qual curso escolho?

Publicidade
Meus pais querem que eu faça Direito ou Engenharia. Eu quero Arquitetura. Que curso escolho?
Mundo do Trabalho
Meus pais querem que eu faça Direito ou Engenharia. Eu quero Arquitetura. Que curso escolho?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.