Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Não sei que faculdade fazer e tenho muito medo de não estudar o suficiente para o vestibular. O que faço?

Estou muito indecisa sobre o que estudar. Gosto de Psicologia e também já pensei em Medicina. Minha mãe quer que eu faça Medicina em uma faculdade particular usando o Fies, mas tenho medo de fazer o curso e não gostar. Queria mesmo era passar em Psicologia em uma universidade federal. Estou fazendo cursinho, mas tenho muito medo de estudar o ano todo e no fim não passar.

enviado por Mayara Ruth Marinho de Souza

Sobre saber se "isso é realmente o que eu quero", é praticamente impossível nesta breve consulta via internet. O correto seria você realizar um processo de orientação vocacional, em que pudesse refletir de forma organizada sobre sua escolha. Procure em sua região universidades que oferecem tal serviço. Para isso, consulte alguns endereços no site do GUIA.

+ VEJA TAMBÉM
- Psicologia é a melhor opção para mim?
- Será que Medicina combina comigo?
Alguns elementos para reflexão, no entanto, podem ser indicados. Uma questão central em sua escolha parece ser a capacidade financeira de arcar com o curso superior. Esta é, infelizmente, uma questão importante para grande parte dos brasileiros.

Nosso país ainda não resolveu questões centrais relacionadas à qualidade do ensino público, que em geral não permite a mesma competitividade nos processos de ingresso nas melhores universidades diante da qualidade das escolas privadas, bem como de distribuição de renda.

Programas como o Fies e o Prouni são grandes avanços, bem como a melhoria das condições econômicas da população de menor renda que vimos acontecer nos últimos anos, mas ainda temos um bom caminho para que esta seja realmente uma sociedade democrática e igualitária.

Nesse sentido, alunos que estejam mais expostos a essas dificuldades têm que se superar; pense então, que este é sua primeira meta: superar os obstáculos que não foram criados por você, mas que podem encontrar solução - dedicação intensa aos estudos pré-vestibulares e durante a graduação, planejamento econômico, e organização para aliar os estudos com a geração de renda.

Considere que conquistar uma vaga em Psicologia em uma universidade federal é difícil por conta da concorrência. Mais ainda em cursos de Medicina, mesmo que em universidades privadas. Faça um bom planejamento e tenha consciência que sua conquista, seja em que área escolher, será uma vitória também para sua família. Não se esqueça de pensar nos beneficiários de sua ação profissional.

Compartilhe