Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Nunca vi Química na vida… Descanso ou estudo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h25 - Publicado em 3 out 2009, 01h48

Eu estou na dúvida por que me mudei para Londres quando estava aprendendo a base das continhas de matemática e nunca tinha ouvido falar de química até voltar para o Brasil! Eu já estou aqui há 2 anos e até hoje não tomei vergonha na cara e fiz um cursinho de matemática e química. Eu tenho muita dificuldade nessas matérias e ano que vem eu vou pro terceiro ano e ainda não sei o que quero fazer da vida. Já pensei em ser tudo: médica, astronauta, veterinária, bióloga, fazer engenharia e arquitetura, mas nenhum me deixou segura! Não sei o que estou procurando, só sei que não quero precisar muito da matemática. Eu estava pensando em fazer Engenharia Ambiental, mas vou ter que usar matemática e física… Então o que você me diz ? Eu faço um curso nas férias ou deixo que tudo se resolva quando eu estiver estudando pro vestibular normal? Eu quero passar na UFG porque meu pai não tem dinheiro pra pagar a UCG. Estou ferrada, né?

Adriana Machado

Adriana, sua experiência em Londres deve ter sido interessante, não? O contato com outras culturas amplia nossos horizontes. Em seu caso, porém, parece ter também imposto certos obstáculos e desafios. As lacunas em sua formação causada pelas diferenças entre os sistemas de ensino e certa dificuldade com a língua formal precisam ser preenchidas.

Nossa sugestão é que você realize um diagnóstico preciso do que falta em sua formação geral – o que pode ser feito por meio de consultas a professores particulares qualificados. A partir desse diagnóstico, muito estudo vem pela frente: o ingresso em um curso pré-vestibular, seja concomitantemente com o terceiro ano do ensino médio, seja posterior, poderá ser acompanhado por aulas específicas de reforço também com professores particulares ou nos plantões de dúvida que em geral os cursinhos oferecem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Seus interesses por enquanto estão bastante difusos. Uma das etapas do processo de escolha envolve em geral o descarte daquelas opções que nem passam perto de serem valorizadas por nós. Escolhemos, sim, por exclusão também; mas é imensamente melhor que esta exclusão esteja relacionada a nossos interesses, e não a limites impostos (como falta de recursos financeiros ou dificuldades que pareçam intransponíveis em determinada matéria).

É bem possível, ao se aproximar de conteúdos ainda não estudados por você, e se este processo for bem conduzido pelos educadores com que tiver contato, que seus interesses se tornem mais claros.

Não deixe de pensar em sua escolha profissional (pegue nossas dicas nas dezenas de respostas nesta seção do site do Guia do Estudante). Mas estabeleça um “projeto” em que o primeiro passo seja pensar em encorpar sua formação geral e adaptar-se à educação brasileira.

Publicidade
Nunca vi Química na vida… Descanso ou estudo?
Mundo do Trabalho
Nunca vi Química na vida… Descanso ou estudo?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.