Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que prestar? Como decidir?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h57 - Publicado em 3 out 2009, 08h30

Olá. Eu estou com problemas! Fiz um ano de cursinho e ainda não sei o que prestar. Estou muito confusa, às vezes tenho a certeza de que quero Medicina, porém, um dia depois me vem à cabeça Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, e até mesmo Direito. O que eu devo fazer? Pesquisei sobre todas essas opções e todas me chamaram a atenção. Como decidir? Enviado por Mayumi Okada

É bastante comum acontecer o que você relata em relação à sua escolha profissional com pessoas que se candidatam a um curso de Medicina (principalmente a partir da segunda tentativa depois de uma boa temporada de cursinho). As vagas destes cursos independente da qualidade da Faculdade, sempre são disputadíssimas e exigem alto grau de empenho para o enfrentamento da concorrência, o que acaba gerando ansiedade e stress.Muitas vezes para não assumir que se sentem impotentes e desmotivados para o enfrentamento da situação os vestibulandos se perguntam se é essa mesma profissão que de fato pretendem para si.

Se a decisão de mudar de escolha for apenas para “fugir” desta situação, é bastante provável que o novo curso escolhido não preencha as expectativas gerando desmotivação, o que pode levar a um abandono deste curso. Afinal a pessoa não escolheu a nova profissão pois ela foi encarada como se fosse um prêmio de consolação.

Não entenda com o que acabamos de dizer que estamos indicando que você então deve persistir na busca desta vaga. O que queremos apontar é que escolher uma profissão é mais do que optar por um curso. Repetimos o que já dissemos em outras respostas: a escolha profissional é uma importante tomada de decisão que em última instância é resultado de um ATO DE CORAGEM que significa não só o fechamento da questão por uma das possibilidades dentre o leque de opções, mas um compromisso com a escolha, o que implica numa total dedicação para que ela se concretize e “dê certo”.

Como pista para este ATO DE CORAGEM, divida sua opção em partes. Primeiro decida se quer ou não Medicina. Se a resposta for positiva toque o barco e se prepare da melhor forma possível. Se for não (que também resulta de um ato de coragem) aí sim pense nas outras opções.

Publicidade
O que prestar? Como decidir?
Mundo do Trabalho
O que prestar? Como decidir?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.