Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Quais os critérios que tenho de julgar para fazer essa decisão?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 3 out 2009, 09h01

Tenho 17 anos e estou me preparando para a entrada em uma Universidade, mas ainda resta uma dúvida: fazer ou não o curso técnico antes, para ver se realmente é esta a profissão certa? Quais os critérios que tenho de julgar para fazer essa decisão? Penso em fazer Enfermagem, mas não sei se o técnico ou a faculdade…

A formação profissional no Brasil tem vários níveis, desde aquele baseado em cursos livres e rápidos ou apenas experiência adquirida diretamente no trabalho, passando pelo ensino médio técnico, cursos tecnológicos superiores (em geral com duração de dois anos), bacharelados (cursos superiores com duração de três a 6 anos) e pós-graduação. A característica mais constante que diferencia estes graus é que quanto menor o volume de estudo, maior a carga de trabalho operacional (execução direta de tarefas), e quanto maior o grau de estudo, mais o trabalho tende ao planejamento, controle, gerenciamento e à teorização dos processos e atividades.

Também como tendência, os rendimentos financeiros do trabalho crescem, em média, em função da maior escolarização (mas há outras variáveis, como oportunidades de emprego, qualidade da capacitação, necessidades sociais e de mercado específicas por certo perfil, entre outras).

Mais uma variável: a formação técnica tende a possibilitar o ingresso no mercado de trabalho mais precocemente (isto é importante / necessário para você?).

Além de refletir sobre tais questões, pense em mais uma: o valor de “experimentar” uma profissão de nível superior por meio da formação técnica é relativo. Apesar de possíveis semelhanças, estes dois níveis de formação têm finalidades e conteúdos diferentes. Investigue as grades curriculares, converse com profissionais (vários, se possível) que atuem a partir destas duas formações e procure construir um juízo próprio.

Publicidade
Quais os critérios que tenho de julgar para fazer essa decisão?
Mundo do Trabalho
Quais os critérios que tenho de julgar para fazer essa decisão?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.