Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Quais são as áreas de atuação para quem faz Filosofia?

Gostaria de saber se para o formando em Filosofia a área de atuação é ampla ou reduzida. Os salários são bons? Compensa escolher licenciatura, bacharel ou tem como escolher os dois?

enviado por João Vitor Souza

O filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o "belo"), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. A partir da especulação e da argumentação, o filósofo busca destrinchar a natureza e as condições das ideologias, dos valores humanos, da "verdade", das ciências, das relações humanas.

Disparadamente a maior área de atuação é o ensino de filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. Para ser professor de ensino médio é necessária a licenciatura. Para lecionar em faculdades o graduado deve realizar estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado). A rede privada de ensino em geral remunera melhor o professor que a rede pública. Na pública o salário base gira em torno de R$ 950,00 por 24 horas semanais. No ensino superior a remuneração é maior.

Outras possibilidades são trabalhar com crítica de arte / literatura, produzir e editar textos reflexivos sobre temas pertinentes à área e eventualmente em empresas e instituições que desejem refletir sobre aspectos éticos. Porém essas são oportunidades muito diminutas.

Uma opção para ampliar as possibilidades de remuneração é buscar a graduação paralela em outras áreas correlatas, em função de seu interesse. Pesquise outras carreiras em ciências humanas e sociais na seção Profissões e Universidades deste site.

 

+ VEJA TAMBÉM

- Saiba mais sobre a carreira de Filosofia
- Um game para aprender filosofia
- Você não faz ideia do que quer fazer? Conheça nosso super teste profissional

Compartilhe