Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual curso da área de Humanas é o melhor para mim?

Acho interessante a área de Ciências Humanas, é a área que mais chama a minha atenção. Já fiz pesquisas sobre todos os cursos dessa área, já pensei em fazer Psicologia, porque acho interessante como acontecem as emoções humanas, já pensei em fazer Direito ou Letras, enfim, já pensei em fazer vários cursos dessa área, mas não sei se eu tenho capacidade para esse ou para aquele curso. Infelizmente, ainda não tomei essa decisão que mudará minha vida. E a escolha da minha profissão se tornou um dilema para mim há um ano. Sou muito indecisa em tudo que eu faço e acho que isso atrasa bastante a minha escolha. Tenho muito medo de escolher um curso e depois ver que não me identifico. Nunca tive uma orientação profissional, gostaria muito de ouvir como devo escolher minha profissão. Muito brigada pela atenção.

enviado por Lorena Cavalcante

A decisão profissional “vai e não vai” mudar sua vida. Por um lado, será mais um passo na construção dela, que já vem ocorrendo desde o dia em que você nasceu. O ser humano está sempre mudando, sempre se refazendo e em cada instante realizando novas escolhas dentre as mais diversas possibilidades – e isto é o que há de mais interessante na vida deste animal especial.

A escolha da profissão é, de fato, uma decisão importante. Mas não fará de você outra pessoa completamente diferente do que é hoje. O que de fato pode ajudar você a escolher um caminho a seguir pode ser a ideia de “coragem”: pense que toda escolha envolve um “ato de coragem”, de assumir a responsabilidade por sua escolha, de enfrentar os desafios – que ocorrerão em qualquer escolha.

+ VEJA TAMBÉM

- Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?
- Psicologia é a carreira certa para mim?
- Direito é mesmo o que eu quero?

É preciso arriscar, enfrentar os desafios que as disciplinas e os conteúdos lhe apresentarão. Ao mesmo tempo em que você encontrará dificuldades, perceberá também que pode dominar conhecimentos e procedimentos que lhe tornarão mais apta a responder às questões que sua profissão lhe apresentar.

Compartilhe