Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual curso é melhor: Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Mecânica?

Olá equipe do GE. Sou técnico em Mecânica pelo SENAI e medalhista de bronze na Olimpíada do Conhecimento SENAI em Mecatrônica. A questão para mim é um pouco abrangente, tenho afinidade com as duas carreiras e gosto das duas áreas. Trabalho atualmente na área de mecânica mas não gostaria de "perder" o conhecimento adquirido em mecatrônica. Em geral, a minha preocupação se resume ao futuro distinto de cada opção, e não sei qual seria a vantagem de cada uma delas e em qual área é mais fácil arranjar trabalho. Resumindo, gostaria saber como escolher de maneira lógica e racional sem medo do futuro.

enviado por Leonardo Lcuas França

É possível realizar uma análise racional das dúvidas que se apresentam a você, e parte desta análise já está descrita em sua resposta. Parece que parte de sua questão está em relacionar os recursos (tempo, dinheiro, deslocamento) disponíveis e a relação custo/benefício, ou seja, qual a escolha mais produtiva, em que haja menor investimento de recursos e melhores resultados.

Porém, você deve considerar que o processo de escolha não é totalmente racional: há componentes emocionais envolvidos, bem como certo grau de imprevisibilidade quanto aos rumos da economia e de seus setores. Isto faz com que o processo de escolha seja individual, faz dele especial para cada um.

+ VEJA TAMBÉM

- Qual Engenharia é a sua cara?
- Engenharia Mecânica é a carreira certa para você?

Você parece se orgulhar – de forma justa – por sua colocação na olimpíada citada; em que medida isso influencia suas escolhas? Investir em uma formação superior envolveria preparação e esforços que colocariam em risco sua atual situação financeira e de emprego; como você rege diante destes riscos? Mesmo que haja grande empenho, por vezes há obstáculos objetivos que se originam, por exemplo, das diferenças de acesso aos bens e serviços em função da desigualdade de classe em nosso país; como lidar com tais obstáculos? E sua família, que expectativas guardam diante de suas opções e como valorizam suas conquistas atuais?

Depois de analisar os cenários diferentes construídos a partir de reflexão, sua decisão também envolverá uma “ato de coragem”, em que os riscos deverão ser assumidos e eventuais obstáculos deverão ser enfrentados a partir da produção de respostas novas, de novas escolhas.

Compartilhe