Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual curso tem mais mercado: Engenharia de Mobilidade, de Produção ou Civil?

Considerando essas áreas da Engenharia, qual está crescendo mais no mercado: crescendo no mercado: Engenharia de Produção, Engenharia de Mobilidade ou Engenharia Civil?

enviado por Bruno Henrique

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

A economia brasileira vive um momento de relativo crescimento econômico sem perspectivas imediatas de sobressaltos. Isso favorece profissões que buscam aumentar o desempenho e construir novos elementos, como é o caso das Engenharias. Note, por exemplo, que a construção civil está em pleno crescimento. Se você pesquisar o período relativo à década de 80 do século passado chegando perto dos anos 2000, portanto a menos, de 30 anos o país atravessava uma forte recessão econômica, o que impactou não apenas nas oportunidades de trabalho, mas também a própria procura pelo curso de engenharia civil. O mesmo pode ser dito para as outras engenharias apontadas por você: necessidade de melhoria de infraestrutura de transporte para dar vazão à produção agroindustrial ou para amparar o fluxo de visitantes determinado pelos eventos esportivos que o Brasil sediará e aumento da produtividade das empresas brasileiras indicam boas perspectivas também para engenharias de mobilidade e de produção.

Para fazer a sua escolha, procure informar-se detalhadamente sobre essas carreiras. Por exemplo, há apenas dois bacharelados em Engenharia de Mobilidade, havendo a opção de realizar cursos de pós-graduação na área a partir da graduação em Engenharia Civil. Só então pesquise as perspectivas de mercado e remuneração nestas áreas, consultando publicações especializadas como manuais sobre profissões e sites de associações profissionais. Considere também outras variáveis que determinam as escolhas, como valores pessoais, história pessoal, objeto e ambiente de trabalho desejado.

+ VEJA TAMBÉM

- Qual Engenharia combina com você?
- Você leva jeito para a Engenharia Civil?
- Engenharia é a melhor opção?

Compartilhe