Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?

Gostaria de saber qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental e quais as perspectivas no mercado de trabalho para ambos os cursos.

enviado por Georgia

A quantidade de cursos atualmente gera uma infinidade de nomenclaturas que causam ainda mais problemas para quem vive o dilema da escolha profissional. O Ministério da Educação (MEC) poderia intervir mais nisso, regulamentando e restringindo os nomes dos cursos oferecidos pelas instituições públicas e privadas de ensino superior.

Engenharia Ambiental, por ser uma engenharia, prevê em sua grade curricular uma forte base em matemática, física e química e, portanto, é um curso da área de exatas. O egresso deste curso deve se inscrever no Conselho Regional de Engenharia (CREA) do estado em que atua para poder exercer a profissão.

 

Segundo informações do site da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), um “um engenheiro ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem”.

Já a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que oferece o curso de Ciência Ambiental, afirma que o curso tem como objetivo “habilitar a formação do profissional bacharel em Ciência Ambiental com competências e habilidades técnico-científica e política para diagnosticar e propor alternativas para problemas ambientais locais, regionais ou globais e atuar no mercado de trabalho” como cientista ambiental, analista ambiental e remediador ambiental.

Este curso tem abordagem inter e multidisciplinar que envolve as ciências naturais (física, química e biologia) e as ciências sociais (economia, política e antropologia). A área ambiental como um todo está no centro do debate no mundo inteiro. Legislações nacionais e internacionais existem e outras serão criadas para a proteção do planeta. Os profissionais desta área têm muito a fazer.

Entretanto, o binômio desenvolvimento/ambientalismo se constitui num nó que ainda não foi resolvido, apesar da ideia da sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) ser um conceito que vem ganhando força nos últimos tempos.

Um exemplo da discussão a respeito do desenvolvimento sustentável pode ser observado no grande debate a respeito da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, amplamente discutida nos meios jornalísticos.

Compartilhe