Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual a diferença entre Engenharia Florestal e Ambiental?

Oi! Gostaria de solucionar minha dúvida: qual é a diferença entre a Engenharia Florestal e a Engenharia Ambiental? Na teoria e na prática, existe diferença? Quais?

enviado por Bruna Prado

Ambas as engenharias estão envolvidas com questões ligadas à preservação dos recursos naturais e das condições ambientais.

O engenheiro florestal dedica-se à exploração sustentável (racional, controlando os impactos sobre o ecossistema) dos recursos provenientes das florestas como madeira, óleos e resinas. Pode trabalhar em projetos de reflorestamento, fiscalizar empresas que exploram recursos florestais, desenvolver processo de aproveitamento e beneficiamento de produtos advindos das áreas de matas.

LEIA TAMBÉM
Gosto de pensar sobre questões ambientais. Que curso escolho?
Existe algum curso na área ambiental que não use muito Exatas?
Escolho Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental?
Conheça o dia a dia de um gestor ambiental

O engenheiro ambiental tem como eixo de atuação o tratamento e controle dos resíduos que a atividade humana deposita na natureza, como em sistemas de água e esgoto, resíduos químicos e gasosos industriais, recuperação de solos poluídos e de áreas degradadas.

É preciso levar em consideração que estas profissões têm caráter bastante tecnológico, exigindo conhecimentos extensos de disciplinas ligadas à química, à física e a cálculos e modelos matemáticos.

Compartilhe