Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual a diferença entre Zootecnia e Medicina Veterinária?

Eu estou em dúvida sobre esses dois cursos. Para esclarecer minha mente, gostaria de saber qual a diferença entre eles.

enviado por Larissa Ferraz

O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos, incluindo-se atividades de beneficiamento industrial. Entre suas principais atribuições está a constante busca de melhoramento genético e aperfeiçoamento de qualidades desejadas dos animais. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, como no controle da vacinação, nos cuidados quanto a procedimentos de inseminação e da qualidade da alimentação ofertada a eles. Seu principal objetivo é o aumento da produtividade e da rentabilidade nas atividades econômicas que envolvem animais.

O médico veterinário concentra sua atuação no cuidado da saúde dos animais, com intervenções que vão desde a prevenção de doenças até procedimentos cirúrgicos. Pode trabalhar com animais de porte variado, em consultórios e clínicas particulares, empresas de criação de animais, órgãos públicos, zoológicos. Pode trabalhar também no controle da qualidade (inspeção e auditoria) de produtos de origem animal, ou mesmo em pesquisa de produtos de controle de pragas ambientais.

Parte dos conteúdos dos cursos em zootecnia e em medicina veterinária são semelhantes; na prática, em determinados setores os dois profissionais atuam em conjunto. Pesquise as grades curriculares dos cursos e procure entrevistar profissionais das duas formações para ampliar o conhecimento sobre estas profissões.

+ VEJA TAMBÉM - Testes

- Zootecnia é o curso certo para mim?
- Medicina Veterinária é a melhor escolha?

Compartilhe