Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual Engenharia devo fazer?

Gostaria muito de fazer Engenharia, mas o problema é que não sei qual. Gosto da Civil, mas acho que está saturada de profissionais. As de Produção, Elétrica e Ambiental me chamam a atenção, mas estou em dúvida. Gostaria que vocês me ajudassem a fazer essa escolha e dissessem qual será a melhor opção para o futuro.

enviado por Thamires Jeronimo

Tenha em mente que as tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

Há um dinamismo próprio na organização da sociedade e nas atividades econômicas que relativizam análises quanto a tendências de médio e longo prazo, ou seja, o que ocorrerá daqui a dez ou vinte anos.

LEIA TAMBÉM:
- As 11 profissões com os maiores salários do Brasil
- Especial Engenharias
- Conheça os 35 cursos de Engenharia que existem
De maneira global, todas as engenharias encontram-se aquecidas. O país vive um momento de crescimento consistente, tendo inclusive sido pouco abalado pelas crises internacionais recentes. Aliado a isso, o desenvolvimento de tecnologias é um dos motores da economia, em conjunto com manobras financeiras atualmente. Há setores empresariais que apontam para um acrescente demanda de profissionais cada vez mais competentes, indicando carência de bons engenheiros como na construção civil, ao contrário do que você apontou.

Pesquise bem todas as engenharias e veja com qual mais se identifica. Avalie seus interesses, que áreas lhe atraem. Em seguida, pesquise as perspectivas de mercado e remuneração nestas áreas, consultando publicações especializadas como manuais sobre profissões e sites de associações profissionais. Considere que uma formação sólida e contínua também são fatores importantes para a conquista de seu lugar no mercado.

Compartilhe