Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual é a melhor opção? Um aprimoramento na aréa destinada através de um curso Técnico ou preparar-me exclusivamente para o vestibular?

Tenho 17 anos e pretendo fazer Engenharia Mecânica. Passei no curso técnico de Mecânica, mas não estou certo de que fazendo o curso técnico eu estaria mais apto ao curso superior. Devo me aprimorar na aréa destinada ou preparar-me para o vestibular (Cursinho pré-vestibular)?

enviado por Greg

Como parece que sua escolha pela engenharia já está definida, a primeira indicação é que se prepare – e muito – para o vestibular, que é extremamente concorrido nas instituições indicadas. Note que o conteúdo solicitado no vestibular está relacionado apenas aos ensinos fundamental e médio; nesse sentido, o conteúdo específico do curso técnico não contribuirá para seu ingresso na universidade.

As formações técnica e de nível superior, apesar de tratarem do mesmo objeto, têm finalidades diferentes: o engenheiro tem formação mais dirigida ao planejamento e gerenciamento de projetos, bem como ao conhecimento aprofundado dos elementos envolvidos na construção e processamento dos materiais e processos mecânicos (com disciplinas como termodinâmica, resistência dos materiais, elementos de máquinas, transferência de calor, cálculo de estruturas), baseados em sólida formação em matemática e física.

Já o técnico em mecânica tem formação dirigida mais à operacionalização de processos, ou seja, ele aprende como realizar detalhadamente aquilo que o engenheiro projeta, dentro de normas técnicas e por meio de habilidades específicas que deve desenvolver durante o curso. Nesse sentido, tal formação pode de fato auxiliá-lo um pouco durante o curso superior, pois determinadas terminologias e processo tecnológicos já serão de seu conhecimento.

Procure conhecer bem as disciplinas e seus conteúdos dos dois cursos. Isto lhe dará uma boa idéia destas diferenças, ajudando-o em sua decisão.

 

Compartilhe