Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual é a profissão certa para mim?

Eu sempre mudo de ideia em relação a faculdade que eu quero fazer, sou muito indecisa. Qual curso eu poderia sem que me arrependa depois?

enviado por Tainá Pereira

Não há uma resposta direta para você. Mas, saiba que ao mudar tanto de ideia, você está seguindo os primeiros passos do processo de escolha profissional: a observação de todo o universo das profissões. E, ao fazer isso, procure pesquisar a descrição de cada uma delas. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.

+ VEJA TAMBÉM
- Humanas, biológicas ou exatas - Qual área devo seguir?
- Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
- Faça o teste e descubra seus interesses!

O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

Busque então se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado.

Como você pode perceber, escolher uma profissão é bem complicado. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões que expusemos.
Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.

Compartilhe