Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Quero cursar História para ser pesquisador, é melhor fazer licenciatura ou bacharelado?

Quero muito fazer História, mas dar aulas não é meu ponto forte. Por isso gostaria de saber, se eu fizer licenciatura, só vou poder dar aulas ou poderei fazer tarefas de uma pessoa que cursou apenas o bacharelado, como pesquisas, por exemplo?

enviado por Vinicius Vieira

A primeira coisa que você deve levar em conta é que muitas faculdades oferecem o curso de História, entre outros, com as duas formações - bacharelado e licenciatura - conjuntamente. Alguns também permitem a complementação de estudos ao bacharel para que ele conquiste a licenciatura.

Você disse que tem interesse em ser pesquisador. Bom, para começar esse tipo de trabalho, seria interessante engajar-se em projetos de iniciação científica na área, ainda durante a graduação.

Para dar continuidade em seus estudos, e na carreira de pesquisador, indicamos que faça pós-graduação stricto senso (mestrado e doutorado). Para tanto, ter feito iniciação científica pode ser fundamental, uma vez que aprovações nos concursos de mestrado ficam mais fáceis para os bacharéis que possuem uma formação acadêmica mais forte. Entretanto, tudo depende do projeto que apresentar (de boa qualidade), bom desempenho na prova de seleção e suficiência em alguma língua estrangeira.

Compartilhe