Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Quero estudar biologia para ser trabalhar com perícia criminal ou laboratórios. É uma boa?

Penso fazer Biologia e trabalhar em laboratório ou prestar concurso público para perícia criminal, que parece ser um trabalho legal.
Será que é uma boa?

enviado por Daniela Soares

As duas áreas oferecem diferentes possibilidades de remuneração, ambientes de trabalho e interesses. Cabe a você refletir sobre seus interesses e procurar se informar mais sobre essas profissões. Especificamente quanto à perícia criminal, pense seriamente: de onde veio esse interesse? Filmes, seriados de TV, notícias jornalísticas? Muitas vezes somos influenciados pelos meios de comunicação, mas é necessário avaliar se você realmente gostaria de trabalhar nesse campo.

É importante levar em conta também a grade curricular do curso. O biólogo estuda a manutenção e a reprodução da vida, desde o plano "micro" (DNA, reprodução celular, fisiologia) até o "macro" (identificação de espécies, biomas, habitats, etc.). Ao mesmo tempo, pesquise outras formações correlatas como Farmácia e Bioquímica e Biotecnologia. Nossa sugestão é que além das pesquisas nos manuais (como o Guia do Estudante) e na internet, você visite uma universidade, conheça seus laboratórios e converse com pesquisadores e professores. Isso lhe dará um bom cenário para se certificar de sua escolha.

Os critérios que definem "sucesso profissional" dependem de valores pessoais, por responder se é uma boa ou não, só cabe a você!

- Guia de profissões: Ciências Biológicas
- Vídeo: o dia a dia do biólogo

Compartilhe