Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Recursos Humanos ou Serviço Social? Que curso devo fazer?

Passei toda minha infância trabalhar em um meio social. Os dois cursos com os quais me identifiquei foram Recursos Humanos e Serviço Social. Gostaria de saber qual deles tem mais área atualmente e melhor remuneração.

enviado por Eloá Ribeiros

A área de Recursos Humanos é a responsável pela administração e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Ela determina atividades como seleção de novos colaboradores para vagas em aberto, acompanhamento funcional (promovendo avaliações de desempenho, indicando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados). Organiza também ações educacionais corporativas para a melhoria da força de trabalho, apoia empregados em eventuais dificuldades em sua vida extra-organizacional. Ela também é responsável para construção e administração do plano de cargos e salários, bem como se ocupa do controle da folha de pagamento, entre outras atividades.

- Conheça a carreira de Gestão de Recursos Humanos

- Saiba mais sobre o curso de Serviço Social



Cada empresa organiza o setor de recursos humanos de forma a atender suas necessidades. Profissionais como administradores, psicólogos, assistentes sociais, formados em curso tecnológico de gestão de recursos humanos, de relações públicas e pedagogos são os mais frequentemente encontrados conduzindo as ações deste setor. Outros profissionais também podem ocupar funções nesta área como engenheiros e advogados. Nessa área o gestor de Recursos Humanos se ocupa das atividades de cunho mais administrativo.

O assistente social, seja no campo empresarial ou em outras formas de exercício profissional, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiros ou afetadas por catástrofes naturais, idosos etc.

A remuneração dos dois profissionais é variável. O gestor de Recursos Humanos depende do grau de responsabilidade e do cargo que ocupa nas empresas, além da capacitação profissional adquirida por meios de cursos de especialização. Consulte a Associação Brasileira de Recursos Humanos para maiores informações.

Quanto ao assistente social, cabe considerar que o país tem desenvolvido políticas públicas com maior intensidade nas últimas décadas. Isso tem aberto campos para este profissional, seja por meio de concursos públicos, seja em ONGs. Segundo os site www.salariometro.sp.gov.br que divulga dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, “ nos últimos seis meses, o salário médio de admissão desta ocupação (…) foi R$ 1.833. Neste período, houve 3.949 contratações com o mesmo perfil” em todo o Brasil.

+ VEJA TAMBÉM

- Teste: Você conhece o curso de Serviço Social?
- Teste: Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
- Será que você deve fazer uma segunda faculdade?

Compartilhe