Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Saber desenhar é muito importante para ser um engenheiro civil?

Tenho 17 anos, estou em ano de vestibular e ainda não me decidi totalmente sobre o que quero ser. Tenho muita simpatia por Engenharia Civil, porém sou péssimo desenhista, desenho muito mal mesmo. Minha pergunta é exatamente essa, tenho futuro na engenharia civil sem saber desenhar?

enviado por Bruno

Mais que a habilidade para desenho, o engenheiro civil precisa desenvolver seu raciocínio geométrico. Para tornar sua idéia compreensível, ele utiliza o desenho, que é essencialmente técnico. Seu trabalho não depende do traço artístico.

No currículo do curso consta a disciplina de desenho técnico, em que se aprende o atributo. Além disso, há hoje vários softwares dos quais o engenheiro lança mão para tal tarefa.

De toda forma, é possível complementar a formação em cursos livres de desenho técnico. Esse não é um fator limitante, se você realmente conhece a profissão e a deseja.

Observe que neste curso você terá muito mais disciplinas relacionadas à física, matemática e química - como pensar a distribuição de cargas em estruturas, calcular o fluxo de água em um sistema sanitário, conhecer a avaliar as características de diferentes tipos de solo, encontrar soluções para o transporte e o tráfego, por exemplo.

Compartilhe