Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Sou formada em Pedagogia, mas não me identifico com a profissão. O que posso fazer?

Sou formada em Pedagogia, mas apesar disso, não me identifico com a profissão. Gosto muito da educação, mas não sinto que tenho habilidade para tratar questões tão subjetivas quanto a formação humana, e também não me contento com o salário médio recebido pelos professores. Faz um tempo que estou pensando em outra carreira para seguir, mas não tenho ideia de qual poderia ser. Quando vejo anúncios de empregos sempre me deparo com o pré-requisito de ser "dinâmico". Não me considero dinâmica, me considero uma pessoa responsável, mas que gosta de trabalhar com segurança, com coisas que saiba fazer, de preferência objetivas. O que eu poderia fazer?

enviado por Leticia Felix

Comece considerando que não necessariamente você precisa ser professora a partir da graduação de Pedagogia já concluída. Várias possibilidades podem ser trilhadas a partir dela como, por exemplo, trabalhar com treinamento de pessoal na área de recursos humanos e fazer trabalhos sociais em ONGs e outras instituições coordenando processos educacionais.

+ VEJA TAMBÉM
- Faça o teste e veja se Pedagogia combina com você!
- Há mercado para quem cursa Pedagogia?
A solicitação de dinamismo é corrente atualmente para praticamente todas as vagas e carreiras. É uma indicação geral, mas neste perfil cabem diversas outras características pessoais. Procure identificar que "dinamismo" você apresenta. Por exemplo, ser prestativo e responder prontamente às solicitações, ou estar aberta a aprender com as experiências do cotidiano também revelam dinamismo.

Caso queira de fato mudar de área comece um processo de conhecimento das possibilidades existentes. Para isto inicie com a leitura das descrições das profissões no Guia do Estudante e separe aquelas com que mais se identifica. Feito isto, aprofunde as informações. Pense quais habilidades e conhecimentos você já tem e quais ainda são necessárias conseguir para desempenhar a função.

Analise as condições de formação, isto é, se a formação se dá por um curso universitário ou não, suas condições financeiras, suas disponibilidades de horário e todas as outras informações para você pode tomar uma decisão mais fundamentada.

Compartilhe