Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Vale a pena fazer curso técnico em Enfermagem antes de cursar Medicina?

Fazer um curso Técnico em Enfermagem é uma boa opção para futuramente fazer uma faculdade de Medicina?

enviado por Grazielle

Os cursos técnicos formam profissionais no âmbito do ensino médio, tendo como objetivo central a produção de trabalhadores capazes de atender necessidades imediatas do mercado de trabalho. Por conta deste perfil, o profissional não costuma assumir cargos de maior responsabilidade ou atuar no nível de planejamento; isto se reflete na remuneração média, inferior aos formados em cursos superiores. No entanto, não tem o caráter de “preparação” para uma graduação posterior.

De fato, aproximam o estudante da realidade de determinada área, como rotinas de trabalho, temas estudados e procedimentos básicos utilizados. Mas as atribuições são diferentes em função do grau de formação. No caso da formação técnica em enfermagem, estes conhecimentos se aproximam da formação superior em enfermagem, pouco contribuindo quanto a uma formação posterior em medicina.

A graduação em medicina é extensa e envolve estudos ligados aos processos fisiológicos, metabólico, estruturais dos sistemas do corpo humano, conhecimentos não desenvolvidos no curso técnico de enfermagem.

De toda forma, a formação técnica em enfermagem também confere o diploma do ensino médio, única exigência formal para o ingresso em medicina. Se você tem interesse por este curso, em nada estaria prejudicado seu projeto futuro.

Os cursos técnicos formam profissionais no âmbito do ensino médio, promovendo formação rápida que atenda a básicas do mercado de trabalho.

+ VEJA TAMBÉM

 - Vale fazer Enfermagem antes de Medicina?
 - Faculdade ou Curso Técnico?
 - É possível fazer pós-graduação em Medicina sendo formado em Enfermagem?

Compartilhe