Notícias
História do Prêmio e do Guia do Estudante
Midias
Regulamento
Os vencedores
Ranking de estrelas
O Prêmio na Mídia
Tire suas dúvidas sobre o prêmio
fale conosco

Guia do Estudante

II PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE E BANCO REAL 2006 

CLÁUSULA 1 - O II PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE E BANCO REAL 2006 visa identificar, valorizar, disseminar e recompensar as melhores instituições de ensino superior brasileiras que venham a obter estrelas na avaliação efetuada pelo Guia do Estudante Melhores Universidades, edição 6, em conformidade com as regras expostas na cláusula 3, a seguir, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, não havendo cobrança de nenhuma espécie ou necessidade de desembolso por parte dos participantes.

CLÁUSULA 2 - O processo de identificação dos premiados será composto das seguintes fases:

a) FASE 1 - Avaliação e atribuição de estrelas pelo Guia do Estudante para as categorias "As melhores universidades do Brasil", "Destaque regional" e "Empregabilidade/Inserção no mercado", conforme consta na cláusula 5; e abertura de inscrição para a categoria "Inovação e sustentabilidade" mediante a entrega de um projeto sobre o tema.

b) FASE 2 - Encaminhamento de questionários aos coordenadores dos cursos das instituições de ensino superior que obtiverem cinco estrelas (e, na ausência destas, quatro estrelas) para a categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado"; e recebimento e pré-seleção dos projetos referente à categoria "Inovação e sustentabilidade".

c) FASE 3 - Avaliação dos cursos que obtiverem quatro ou cinco estrelas e eleição dos melhores de cada área para a categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado"; e seleção dos finalistas e escolha do vencedor da categoria "Inovação e sustentabilidade" por um júri técnico e de notáveis, respectivamente.

d) FASE 4 - Divulgação dos finalistas - três para as categorias "As melhores universidades do Brasil", "Destaque regional" e "Empregabilidade/Inserção no mercado" e cinco para "Inovação e sustentabilidade".

e) FASE 5 - Divulgação dos vencedores, entrega dos prêmios e publicação dos resultados na edição especial Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real. 

CLÁUSULA 3 - Para a atribuição da quantidade de estrelas prevista na Fase 1, serão observados os seguintes critérios pela redação do Guia do Estudante:

a) Serão considerados os cursos de bacharelado, bacharelado/licenciatura, graduação específica (títulação específica) e formação de psicólogo. Entre as licenciaturas, apenas as áreas de Educação Física e Pedagogia são avaliadas. Somente os cursos que tenham turma formada há pelo menos um ano são elegíveis (dezembro de 2004).

b) Serão desconsideradas as habilitações. O Guia do Estudante levará em conta apenas o nome geral do curso.

c) Para a avaliação das instituições de ensino superior, a redação do Guia do Estudante levará em conta as considerações feitas por consultores - professores, coordenadores e especialistas de cada área.

d) Passarão para a etapa 2 e serão considerados elegíveis nas categorias "As melhores universidades do Brasil", "Destaque Regional" e "Empregabilidade/Inserção no mercado" somente os cursos  que obtiverem estrelas. Especificamente para a categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado", se considerará apenas os cursos que obtiverem cinco estrelas.  Na ausência deles, serão considerados os que tenham quatro estrelas. Apenas nas áreas de Medicina e de Direito serão considerados tanto os cursos cinco estrelas como os quatro estrelas. 

CLÁUSULA 4 - Na Fase 2, para a categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado"; após a atribuição das estrelas aos cursos, serão enviados questionários específicos sobre esse tema aos coordenadores daqueles que tenham obtido cinco estrelas. Na ausência de cursos com cinco estrelas, serão considerados os que tenham obtido quatro estrelas. Os coordenadores responderão a questões relativas a iniciativas e a ações que visem à preparação e à inserção de seus alunos no mercado de trabalho.  

CLÁUSULA 5 - A avaliação dos cursos e universidades será feita de acordo com as diversas categorias de premiação, já que o processo de avaliação difere de acordo com cada uma delas, a saber:

a) Categoria "As melhores universidades do Brasil": com base na avaliação do Guia do Estudante mencionada na cláusula 3, serão identificadas as universidades - cinco públicas e cinco privadas - que mais tiveram cursos estrelados proporcionalmente ao total de cursos avaliados e, acumulativamente, possuírem o maior número de cursos avaliados.

b) Categoria "Destaque regional": com base na avaliação do Guia do Estudante mencionada na cláusula 3, serão identificadas as universidades que mais tiveram cursos estrelados proporcionalmente ao total de cursos avaliados e, acumulativamente, possuírem o maior número de cursos avaliados. Serão premiadas as primeiras colocadas em cada região do país.

c) Categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado": as instituições responderão a um questionário específico sobre o tema, que será pontuado. Os cursos que obtiverem a maior pontuação em suas áreas serão premiados.

d) Categoria "Inovação e Sustentabilidade": as instituições devem descrever resumidamente sua mais importante realização nessa área. Serão consideradas ações desenvolvidas entre 2001 e 2006 que produziram (ou ainda produzem) de forma direta ou indireta benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, e que  tenha sua viabilidade econômica comprovada, assim como a participação do corpo docente e discente. Projetos de pesquisa deverão obrigatoriamente ter sido implementados. A comissão julgadora escolherá o premiado dentre os finalistas pré-selecionados pela equipe do Guia do Estudante. 

CLÁUSULA 6 - Os cursos superiores avaliados para a obtenção dos prêmios na categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado" serão divididos nas seguintes áreas:

1 - Área Administração e Economia - Administração e Economia

2 - Área Ciências Agrárias e Biológicas - Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ecologia, Farmácia e Bioquímica, Medicina Veterinária, Tecnologia de Laticínios e Zootecnia

3 - Área Ciências da Saúde - Educação Física, Enfermagem, Esporte, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturalogia Aplicada, Nutrição, Odontologia, Quiropraxia e Terapia Ocupacional

4 - Área Ciências Exatas e da Terra - Astronomia, Ciência da Computação, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Meteorologia, Oceanografia e Química

5 - Área Ciências Humanas - Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Lingüística, Pedagogia, Psicologia e Tradução e Interpretação

6 - Área Ciências Sociais Aplicadas/Serviços - Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências Aeronáuticas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Design de Interiores, Economia Doméstica, Hotelaria, Moda, Museologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo

7 - Área Comunicação e Artes - Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Biblioteconomia, Cinema e Vídeo, Dança, Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo, Marketing, Multimídia, Música, Produção Cultural, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas

8 - Área Direito - Direito

9 - Área Engenharias - Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aqüicultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Horticultura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia Têxtil

10 - Área Medicina - Medicina 

CLÁUSULA 7 - A atribuição dos prêmios na categoria "Empregabilidade/Inserção no mercado" será feita por curso e por área, totalizando dez prêmios (um por área). A categoria "As melhores universidades do Brasil" concederá dez prêmios, sendo cinco para instituições públicas e cinco para instituições privadas. A categoria "Destaque regional", por sua vez, concederá também cinco prêmios a instituições, um por região. Por fim, a categoria "Inovação e sustentabilidade" terá um único premiado. Serão, assim, 26 prêmios no total. 

CLÁUSULA 8 - Para a categoria "Inovação e sustentabilidade", as instituições podem inscrever seus projetos por meio do e-mail: avaliacao.ge@abril.com.br até o dia 30 de junho de 2006.  

CLÁUSULA 9 - O processo de avaliação terá início em abril de 2006 e será encerrado em setembro de 2006. 

CLÁUSULA 10 - Os cursos e as instituições de ensino escolhidos como vencedores da premiação autorizam o uso dos respectivos nomes e dos demais dados, sem ônus de espécie alguma para a Editora Abril S/A, especialmente para a divulgação dos resultados. 

CLÁUSULA 11 - As decisões das comissões julgadoras serão soberanas e irrecorríveis. 

CLÁUSULA 12 - O resultado final do prêmio será divulgado em evento realizado em 2 outubro de 2006 e publicado na edição especial Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real 2006 e no site www.melhoresuniversidades.com.br

 

 

Banco Real: parceria na criação do Prêmio e um lema: "Foco no foco do cliente"

Home | Notícias sobre o prêmio | História do prêmio e do Guia do Estudante | Regulamento
Os vencedores | Ranking de estrelas | O prêmio na mídia
Tire suas dúvidas sobre o prêmio | Fale conosco | Guia do Estudante