Guia do Estudante

AGRONEGÓCIOS E AGROPECUÁRIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios. O profissional de Agronegócios e Agropecuária define as estratégias que serão usadas durante toda a safra agrícola. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor rentabilidade para o negócio. Também cuida da distribuição e da logística, além das negociações com o mercado internacional.

Fique de olho

A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

O agronegócio – o conjunto das atividades econômicas ligadas à agropecuária, passando pela produção, industrialização e comercialização dos produtos – representa um grande campo de trabalho no país. O setor é responsável por cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significa a soma de todas as riquezas produzidas no país, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP. Com grandes terras cultiváveis, solos férteis e grande disponibilidade de água, o Brasil se destaca como um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e pecuários do mundo.

Mercado de Trabalho

O mercado continua em alta, tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo. E, como o agronegócio continua respondendo por imensa parcela das exportações brasileiras, a perspectiva é de crescimento para os próximos anos. "O Brasil detém tecnologias de ponta no setor agropecuário e as empresas estão investindo em pesquisa e inovação", avalia Maria Fernanda Soares Queiroz Cerom, coordenadora do curso de Agroindústria da UFPb, em bananeiras. Na pecuária, o desafio é substituir os alimentos tradicionalmente usados para os rebanhos, como milho e soja, por outros, mais sustentáveis e econômicos, como os cactos no Nordeste, ou os resíduos agrícolas, como o reaproveitamento de polpa cítrica e bagaço de cana, entre outros. Na agricultura, o foco da pesquisa é o aprimoramento de sementes. Além do desenvolvimento de produtos, o graduado encontra ótimas oportunidades nas áreas de processamento/beneficiamento, comercialização, assistência técnica fim, as rígidas normas sanitárias e ambientais, tanto nacionais quanto internacionais, impõem às empresas a necessidade de um profissional que trabalhe com a adequação dos processos de produção de alimentos. Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram o maior número de vagas, mas as novas fronteiras agrícolas (como os estados do Pará, Piauí e Bahia) também são atraentes.

Salário inicial: entre R$ 1.500 e R$ 2.500 (fonte: profa Maria Fernanda Soares Queiroz Cerom, da UFPB).

As melhores escolas

5 estrelas

MG Viçosa UFIV Agroneg.

4 estrelas

PB Bananeiras UFIPB Agroind; RJ Volta Redonda UFIFI Eng.de Agroneg.

3 estrelas

DFI Planaltina UnB Gestão do Agroneg..

Curso

No bacharelado, nos dois primeiros anos, o aluno estuda disciplinas da área de administração, como contabilidade, noções de cálculo, finanças e administração de recursos humanos. Depois, têm início as matérias relacionadas à profissão, como mercado do agronegócio, cadeias agroindustriais, marketing do agronegócio, gestão ambiental e da qualidade no agronegócio e gestão da cadeia de suprimentos. Em algumas escolas ainda há aulas de inglês e espanhol. No último ano, exige-se a realização de um estágio supervisionado. Atenção: a UFIFI, em Volta Redonda (RJ), oferece o curso de Engenharia de Agronegócio, que capacita o aluno a aplicar ferramentas da Engenharia de Produção em toda a cadeia produtiva do agronegócio. A Unila, em Foz do Iguaçu (PR), e a Uergs, em Santana do Livramento, têm o curso de Desenvolvimento Rural. O da primeira, oferecido desde 2011, tem ênfase em Segurança Alimentar, enquanto o da segunda (ofertado desde 2012) tem foco em Gestão Agroindustrial.

Duração Média: quatro anos.

Outros Nomes: Agroind.; Desenv. rural e gestão Agroind.; Desenv. rural e seg. Alimentar; eng. de Agroneg.; gestão do Agroneg. 



A maioria dos cursos tecnológicos no país, tem foco em agropecuária ou gestão do agronegócio. A grade básica traz disciplinas gerais, como física, química, matemática, biologia, contabilidade e finanças. Entre as matérias específicas da agropecuária estão práticas agronômicas, fertilidade do solo, fitopatologia, uso, manejo e conservação do solo e de pastagens - tudo para melhorar a produtividade da criação de animais e das plantações. As disciplinas específicas dos cursos focados em gestão do agronegócio são administração estratégica do agronegócio, mercados agroindustriais e comercialização agroindustrial, entre outras. Atenção: há cursos que habilitam o profissional especificamente para alguma área do setor agropecuário, como cafeicultura, fruticultura, horticultura, produção de grãos, produção leiteira e mecanização agrícola. Algumas escolas oferecem o curso de Agroecologia.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Agroecologia; Agroind.; Cafeicultura; fruticultura; gestão Agroind.; gestão de/em Agroneg.; Horticultura;  Mecanização Agrícola; Mecanização em Agricultura de precisão; proc. de Carnes; prod. Agrícola; prod. de grãos; prod. de origem Animal; prod. Leiteira.



O que você pode fazer

Administração Rural

Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.

Consultoria

Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo e dos alimentos.

Cultivo e produção

Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.

Desenvolvimento de produtos

Desenvolver defensivos agrícolas, novas sementes, insumos e outros produtos que visem a otimizar a produção.

Planejamento de produção

Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safira, os custos e o preço final do produto.

Vendas

Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agropecuário.

Compartilhe