Guia do Estudante

CIÊNCIAS ATUARIAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o uso de conhecimentos e cálculos para a ela boração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional formado nessa graduação analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

Fique de olho

SETOR DE SEGUROS TEM ALTA NO PAÍS

Boas notícias para quem pretende seguir carreira em Ciências Atuariais: o setor de seguros não para de crescer no Brasil – o que amplia as perspectivas de trabalho na área. No fim de 2011, a Confederação Nacional de Seguros projetava um crescimento de quase 13% em 2012, com o movimento de 250 bilhões de reais. Um dos motores desse bom desempenho são os constantes recordes de vendas de automóveis, incentivadas pelo aumento de renda da classe média e pela redução na taxa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Aproveitando a oportunidade, as seguradoras lançaram modalidades mais populares de seguros. Resultado: mais de 90% dos veículos novos brasileiros são segurados.

Mercado de Trabalho

Apenas 14 instituições oferecem o curso no país - o que aumenta a demanda pelo profissional no mercado. O atuário encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide diretamente com cenários de incerteza ou risco. Na exploração de petróleo, por exemplo, ele faz a análise do risco de um vazamento e calcula o valor do prejuízo no caso de acidente. "Não conheço nenhum aluno que não esteja trabalhando no ramo", diz Antonio Cordeiro Filho, coordenador do curso da PUC-SP. O aumento na renda da população aumenta os investimentos em seguros e previdência privada - o que também aquece o mercado. Os tradicionais empregadores são as companhias de consultoria especializadas em benefícios, auditoria contábil, instituições financeiras, corretoras, planos de saúde e fundos de pensão. "O ramo do risco financeiro, que calcula o risco de crédito e risco de ativos, está em ascensão", afirma Cordeiro Filho. Os grandes centros urbanos, onde ficam as sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada, concentram o maior número de vagas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul. Em Brasília, os órgãos do serviço de previdência social são o forte.

Salário inicial: R$ 4.000,00 (fonte: profa. Elizabeth Borelli, da PUC-SP).


As melhores escolas

5 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ; RS Porto Alegre UFRGS.

4 estrelas

CE Fortaleza UFC; MG Belo Horizonte UFMG; RJ Rio de Janeiro Uerj; SP São Paulo PUC-SP, USP.

3 estrelas

SP São Paulo FMU.

Curso

Ideal para quem gosta de números. O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira, além de legislação. Entre as específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguros e gerência de risco financeiro. Em algumas escolas, também há aulas de comunicação e expressão, que preparam
para a monógrafa, a ser apresentada no fim do curso, e treinam o estudante em gramática e redação - prática importante, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Ciência e economia (ciên. atuariais).



O que você pode fazer

Auditoria Atuarial

Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa e Análise

Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.

Mercado Financeiro

Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.

Perícia Técnico-Atuarial

Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.

Planejamento de reservas

Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.

Compartilhe