Guia do Estudante

COMÉRCIO EXTERIOR

Bacharelado / Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O Profissional de Comércio Exterior entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos armados, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Analisa as tendências dos mercados nacional e internacional, identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, identifica oportunidades de compra ou venda, elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Seu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, empresas privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio e de seguro. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

Mercado de Trabalho

A globalização leva um número cada vez maior de empresas a oferecer seus produtos e serviços no mercado internacional. Ao mesmo tempo, essas empresas precisam muitas vezes recorrer a fornecedores estrangeiros. Isso favorece o mercado de trabalho para o profissional de Comércio Exterior. Ele é procurado para dar a uma empresa condições de competir com outros vendedores, negociando melhor com os compradores estrangeiros. Ou para comprar no exterior insumos e produtos acabados sob condições mais vantajosas. Nas empresas privadas, há espaço principalmente no departamento de Logística e marketing internacional. O profissional pode trabalhar, também, em agências governamentais e em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial. Seja onde for e seja qual for a modalidade de graduação, o profissional tem de se manter a par da política e da economia global, bem como dominar as particularidades sociais e culturais de cada região ou nação. Para isso, cursos de especialização são fundamentais. O domínio de inglês e espanhol é obrigatório. Mas o conhecimento de outros idiomas ajuda muito na carreira. A maioria dos empregos encontra-se nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Crescem as oportunidades na Região Sul e são boas as perspectivas para o Nordeste, com destaque para Bahia, Pernambuco e Ceará, principalmente nos polos industriais desses estados. Não há praticamente diferença entre o salário inicial do tecnólogo e do bacharel.

As melhores escolas

4 estrelas

CE Fortaleza Unifor-Ce. PR Curitiba Fae Neg. Intern. RS Bento Gonçalves Ucs Comércio Intern. Caxias Do Sul Ucs Comércio Intern. SC Itajaí Univali. Joinville Univille. SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi Comércio Intern. .

3 estrelas

MG Belo Horizonte Fumec Neg. Intern. PE Petrolina Facape. SP Osasco Unifeo Comércio Ext. E Neg. Intern. Piracicaba Unimep Neg. Intern. Sorocaba Uniso. Taubaté Unitau.

Curso

Os cursos de bacharelado mesclam matérias da área de exatas com as mais específicas da área de Comércio Exterior. Estudam-se matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês, espanhol, ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano. Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comércio intern.; Neg. intern.

A formação de tecnólogo ganha espaço no Brasil. O número de cursos nessa modalidade supera em muito o de bacharelados. A grade curricular não é muito diferente da do bacharelado: o curso começa com as disciplinas estruturais, como matemática, inglês instrumental, comunicação empresarial e conceitos básicos de comércio exterior. Depois, enfatiza os temas de economia, marketing, administração, direito internacional e legislação aduaneira. Alguns cursos formam o profissional para a carreira de relações comerciais internacionais corporativas.Duração média: 2 anos.

Outro nome: Gestão de Comércio ext.

O que você pode fazer

Agenciamento de carga

Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.

Análise

Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.

Consultoria

Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.

Cotação

Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.

Gestão

Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.

Logística

Determinar a forma de transporte dos produtos.

Marketing internacional

Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

Compartilhe