Guia do Estudante

COMÉRCIO EXTERIOR

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação. Com conhecimentos de direito internacional, pode exercer a função de despachante aduaneiro, atuando no controle de importação ou exportação de bens ou mercadorias. Seu campo de trabalho também envolve atividades em instituições financeiras, entidades governamentais, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio, de seguro e de transporte. 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o bacharel e o tecnólogo em Comércio Exterior está em alta, apesar do baixo desempenho da economia brasileira nos últimos anos. O governo está investindo em infraestrutura, e o país tem ampliado e diversificado sua participação no mercado internacional. "Isso nos dá a certeza de um crescimento considerável no número de empresas que atuam no exterior", diz Candice Nóbrega Graziani Vieira Lima, coordenadora do bacharelado da Unifor-CE. "E essas empresas certamente demandarão, cada vez mais, profissionais com formação na área." Nas empresas, as áreas que mais contratam são logística, legislação aduaneira, prática cambial, prática de exportação e importação, marketing e negociação internacional. O profissional pode trabalhar ainda em organismos internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Banco
Mundial. Outras opções são as áreas de pesquisa e consultoria em negócios internacionais. Mas o graduado tem de estar preparado para assumir essas responsabilidades. "Recomendo cursos de especialização sobre a economia de nossos maiores parceiros comerciais, como Estados Unidos e China", diz Candice Lima. A maioria dos empregos encontra-se nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As oportunidades na região Sul têm crescido bastante e há boas perspectivas para os próximos anos para o Nordeste, com destaque para Bahia, Pernambuco, com o complexo industrial do Porto de Suape, e Ceará, com o complexo industrial e portuário do Pecém.

Salário inicial: R$ 2.100,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).

As melhores escolas

5 estrelas

CE Fortaleza Unifor-CE; SC Itajaí Univali.

4 estrelas

MG Belo Horizonte Fumec Neg. Intern.; PR Curitiba FAE Neg. Intern., UP; RS Bento Gonçalves UCS Comércio Intern.. Caxias do Sul UCS Comércio Intern..;SC Joinville Univille n/i; SP Piracicaba Unimep Neg. Intern..

3 estrelas

PE Petrolina Facape n/i; RR Boa vista UERR; SP Osasco Unifeo Comércio Ext. e Neg. Intern.. Sorocaba Uniso.

Curso

Tanto na formação do bacharel quanto na do tecnólogo, os cursos mesclam matérias da área de exatas com as mais específicas da área de comércio exterior. No bacharelado, estudam-se matemática ifnanceira, administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês, espanhol, ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano. Duração média: quatro anos.Outros nomes: Comércio intern.; gestão de Comércio intern.; Neg. intern. O curso tecnológico inicia-se com as disciplinas estruturais, como matemática, inglês instrumental, comunicação empresarial e conceitos básicos de comércio exterior. Depois, o currículo passa a enfatizar principalmente as aulas de economia, marketing, administração, direito internacional e legislação aduaneira. Alguns cursos, como o de Gestão de Negócios Internacionais, formam o profissional para a carreira de relações internacionais corporativas.

Duração média: dois anos.

Outro nome: gestão de/em Comércio ext.




O que você pode fazer

Agenciamento de carga

Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.

Análise

Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.

Consultoria

Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.

Cotação

Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.

Gestão

Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.

Logística

Determinar a forma de transporte dos produtos.

Marketing internacional

Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

Compartilhe