Guia do Estudante

GESTÃO COMERCIAL

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este tecnólogo planeja a venda de produtos ou serviços buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa. Ele gerencia equipes e define estratégias, preço e locais de venda. Busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo pode fazer carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial. "A maior parte das vagas está na área de vendas, como vendedor, mas cresce cada vez mais a busca por pessoas que façam parte das equipes internas, que dão suporte para quem lida diretamente com o cliente", explica Fernanda Pagliarini Zilles, coordenadora do curso de Gestão Comercial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Cresce ainda a procura por profissionais para atuar como analista comercial e assistente de vendas. A formação do profissional permite ainda que atue em áreas de finanças e recursos humanos. Outra opção é ter a própria empresa de representação ou atuar como autônomo, prestando consultorias para lojas. As melhores chances de emprego estão no eixo Rio-São Paulo. Mas o Sul e o Nordeste também absorvem profissionais.



As melhores escolas

Curso

As matérias básicas, como administração, economia, ética e contabilidade são mescladas às mais específicas. Nesse caso, o aluno estuda estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, especificidades do varejo, negociação, custos, compras e logística. Durante o curso, o aluno realiza atividades práticas que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até entregar planos de negócios que determinam estratégias para incrementar as vendas de determinada empresa (fictícia ou não). A realização de estágios e a entrega do trabalho de conclusão de curso variam de escolar para escola.

Atenção: alguns cursos oferecem enfoque específico, como moda (Unisanta-SP) ou negócios automotivos (Newton Paiva-MG).

Duração média: 2 anos.



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