Guia do Estudante

GESTÃO COMERCIAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo aplica seus conhecimentos para planejar a venda de produtos ou serviços visando à maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Ele gerencia e coordena equipes, definindo estratégias, preço e local de venda. Com sua capacidade de relacionamento, busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor e garantindo o melhor negócio. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial.

Mercado de Trabalho

O desempenho econômico brasileiro está retraído este ano, mas os setores de serviços e comércio não foram muito afetados. Por isso, o mercado para o gestor comercial continua crescendo”, diz Norival Caruso, gestor dos cursos de tecnologia da USCS, em São Caetano do Sul (SP). O tecnólogo pode fazer carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial. “Uma das áreas mais aquecidas é a de comércio eletrônico”, afirma Caruso. A formação do profissional permite ainda que atue em áreas de finanças e recursos humanos. Outra opção é ter a própria empresa de representação ou atuar como autônomo, prestando consultorias para lojas. As melhores chances de emprego estão no eixo Rio-São Paulo. Mas o Sul e o Nordeste também absorvem profissionais.

Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: prof. Norival Caruso, da USCS).

As melhores escolas

Curso

As matérias básicas, como administração, economia, ética e contabilidade são mescladas às mais específicas. Nesse caso, o aluno estuda estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, especificidades do varejo, negociação, custos, compras e logística. Durante o curso, o aluno realiza atividades práticas que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até entregar planos de negócios que determinam estratégias para incrementar as vendas de determinada empresa (fictícia ou não). A realização de estágios e a entrega do trabalho de conclusão de curso variam de escola para escola. Atenção: alguns cursos oferecem enfoque específico, como ênfase em moda (Unisanta-SP) ou em Negócios automotivos (Newton Paiva-MG).

Outro nome: Gestão de Vendas.

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