Guia do Estudante

HOTELARIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários do estabelecimento, organiza e providencia a infraestrutura do local, verifica as instalações e negocia a compra de produtos e serviços dos fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de comunicação e marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. 

 

 

 

Mercado de Trabalho

Pesquisa da BSH Travel Research, consultoria de investimentos hoteleiros no Brasil, aponta que até 2014 estão previstos 198 novos hotéis no país, que exigirão a criação de mais de 30 mil empregos diretos. O Sudeste concentra a maior parcela de projetos com 38% do total, seguido pelo Nordeste com 34. Esses são alguns dos números que mostram o bom cenário para o bacharel e o tecnólogo em Hotelaria. No Rio, a demanda deve ser maior, uma vez que a cidade já tem tradição turística e abriga, tradicionalmente, importantes eventos esportivos e culturais. Mas a procura pelo profissional tende a crescer em todas as regiões. “Grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, são fatores determinantes para a concentração da inauguração de novos empreendimentos no país”, diz Karin Decker, coordenadora do bacharelado da Universidade Anhembi Morumbi. “Mas o turismo corporativo, a participação em eventos para realização de negócios, está bem aquecido.” Outras áreas com boas perspectivas de crescimento são a hotelaria hospitalar, o segmento de hotéis de luxo, além administradoras de condomínios e shopping centers. Na Região Sul, a proximidade com países como Chile, Argentina e Uruguai cria boas opções de trabalho. No Nordeste, o turismo também movimenta o mercado, há potencial para mais crescimento pela grande quantidade de projetos de resorts em andamento. No Sudeste, destacam-se os hotéis voltados para o turismo de negócios.

Salário inicial: R$ 1.200,00 para cargos operacionais, e R$ 5.000,00, para gerência (fonte: profa. Karin Decker, da Anhembi Morumbi).

As melhores escolas

5 estrelas

PE Recife UFPE; RS Canela Castelli ESH n/i; SP São Paulo Senac-SP.

4 estrelas

PE Recife FBV Hot. com ênf. em Gastron.; SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi. Sorocaba Uniso.

3 estrelas

MA São Luís UFMA; PR Foz do Iguaçu Unioeste; RJ Rio de Janeiro UniverCidade n/i; RS Porto Alegre Estácio-Fargs n/i.

Curso

O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofa e economia mundial.  Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma. Atenção: a FBV, em Recife (PE) oferece Hotelaria com ênfase em Gastromia.

Duração média: três anos e meio.

Outro nome: Hot. com ênf. em gastron.


Diferentemente do bacharelado, que dá ênfase à administração dos empreendimentos do setor, o tecnólogo é mais focado na coordenação específica de setores como recepção, manutenção de ambientes, organização da infraestrutura e alimentos e bebidas. Grande parte do currículo abrange aulas práticas realizadas em laboratórios que simulam ambientes hoteleiros ou nos próprios hotéis. Em sala de aula, o aluno estuda algumas disciplinas teóricas
como administração, análise financeira, controle de gastos, gestão de pessoas, inglês, marketing e legislação turística. Atenção: a Hotec, em São Paulo, além do curso de Hotelaria, tem também o de Hotelaria Hospitalar.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Hot. e eventos; Hot. Hosp.


O que você pode fazer

Administração

Gerenciar hotéis, fats, condomínios, resorts, pousadas, parques temáticos, restaurantes e lanchonetes, assim como a área de recepção de hospitais, restaurantes, bancos e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relacionadas com a operação e a manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço. Contratar funcionários e administrar o trabalho deles, além de organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.

Gastronomia

Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.

Eventos e negócios

Organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.

Planejamento e empreendimento

Programar a construção e a instalação de hotéis, resorts e pousadas de acordo com o potencial turístico, a localização e a infraestrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços.

Hotelaria hospitalar

Gerenciar uma estada agradável e confortável para pacientes internados, controlando os serviços de quarto, alimentação, bebidas e limpeza, entre outros.

Compartilhe