Guia do Estudante

LOGÍSTICA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.

Mercado de Trabalho

Um profissional preparado para lidar especificamente com logística ainda é novidade - o que valoriza este profissional. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústrias e agronegócio. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

As melhores escolas

Curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área, como legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos e armazenagem e manuseio de materiais.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes:
gestão de Log.; gestão em Log.; Log. (gestão e neg.); Log. empr.

Compartilhe