Guia do Estudante

LOGÍSTICA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este tecnólogo avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, de forma econômica, rápida e segura. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado. Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.

Fique de olho

BRASIL É O 65º EM RANKING DE LOGÍSTICA

Elaborada pelo Banco Mundial, a lista mede a eficiência do setor em 160 países e é elaborada a partir da percepção do setor empresarial. A posição do Brasil no ranking mostra que ainda há muito a ser feito no país, o que é uma boa notícia para os profissionais com formação na área, entre eles os tecnólogos em Logística.

Mercado de Trabalho

Um profissional preparado para lidar especificamente com logística ainda é novidade – o que valoriza este tecnólogo. Além disso, a atual conjuntura econômica reforça a importância de setores que contribuam diretamente para o aumento da eficiência e a redução de custos. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústrias e agronegócio. O tecnólogo trabalha com transporte de carga e sua roteirização, negociações, análises de mercado, planejamento e importação e exportação. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

As melhores escolas

Curso

O currículo mescla disciplinas das Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área, como legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos e armazenagem e manuseio de materiais.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Log.; Gestão em Log.

Compartilhe