Guia do Estudante

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo em Negócios Imobiliários é o profissional responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contatos e boas condições de pagamento em suas negociações. Para isso, ele analisa os aspectos favoráveis e os pontos menos vantajosos em venda, compra, permuta, locação de imóveis (residências, prédios e salas comerciais, terrenos etc.) e administração de condomínios. Também elabora planos de ação para o melhor aproveitamento da oferta e da procura no mercado imobiliário, orientando o cliente desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro ou região onde o imóvel está localizado. Esse tecnólogo atua, ainda, na indústria de construção civil, em empresas imobiliárias, administradoras de imóveis, condomínios, escritórios de corretagem e de advocacia na área imobiliária e incorporadoras.

Mercado de Trabalho

Embora o setor imobiliário de todo o país sofra uma desaceleração decorrente da recente crise econômica, o mercado sempre carece de profissionais qualificados e com capacitação. É possível se especializar em imóveis novos, usados, em lançamentos de condomínios residenciais, industriais ou comerciais. O profissional pode atuar como autônomo e ganhar por porcentagem de venda, que fica em torno de 6% do valor do imóvel, ou trabalhar para imobiliárias ou empresas de loteamento e urbanização. O mercado de aluguéis apresenta bons resultados, especialmente nos maiores centros urbanos. As regiões Sul e Sudeste concentram grandes lançamentos residenciais e comerciais. No Nordeste, um setor forte é o mercado de imóveis destinados a turistas. Nos estados do Centro-Oeste, o destaque são os imóveis rurais.

As melhores escolas

Curso

Esta graduação tecnológica contempla matérias fundamenais para a boa negociação no mercado imobiliário, tanto na venda quanto na locação dos diferentes tipos de imóveis. Além de disciplinas das áreas de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos a ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado. A formação específca do curso está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento). O estágio é normalmente opcional e pode ser realizado já a partir do primeiro período do curso.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: Gestão de Neg. Imob.

Compartilhe