Guia do Estudante

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo em Negócios Imobiliários é responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contatos e boas condições de pagamento em suas negociações. Para isso, ele analisa os pontos favoráveis e as desvantagens em venda, compra, permuta, locação de imóveis e administração de condomínios. Elabora planos de ação para o melhor aproveitamento da oferta e da procura no mercado imobiliário, orientando desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro ou região onde o imóvel está localizado. Atua na indústria de construção civil, em empresas imobiliárias, administradoras de imóveis, condomínios, escritórios de corretagem e de advocacia na área imobiliária e incorporadoras.

Mercado de Trabalho

O setor imobiliário continua aquecido. Uma das razões para isso são os programas sociais do governo, como o Minha Casa Minha Vida. Outra questão importante são os novos planos diretores dos municípios, que exigem que o setor de habitação cumpra exigências técnicas e ambientais. A intermediação de operações de compra e venda de imóveis é uma das áreas mais aquecidas. É possível se especializar em imóveis novos, usados, em lançamentos de condomínios residenciais, industriais ou comerciais. O profissional pode atuar como autônomo e ganhar por porcentagem de venda, que fica em torno de 6% do valor do imóvel, ou trabalhar para imobiliárias ou empresas de loteamento e urbanização. O mercado de aluguéis também continua promissor, especialmente nas grandes cidades. Há boas chances de colocação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em todas as regiões a demanda é sempre maior perto de obras de infraestrutura, como portos, hidrelétricas, locais de extração petroleira, entre outros.

As melhores escolas

Curso

Este curso contempla matérias essenciais para a boa negociação no mercado imobiliário, tanto na venda quanto na locação de imóveis. Além de disciplinas das áreas de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos a ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado. A formação específica está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento).
O estágio é normalmente opcional e pode ser realizado a partir do primeiro período do curso.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes:
gestão de Neg. imob.; gestão imob.

Compartilhe