Guia do Estudante

PROCESSOS GERENCIAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Com formação generalista, atua em todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Sua formação lhe permite, ainda, trabalhar como empreendedor, abrir e administrar o próprio negócio.

Fique de olho

Gestão empreendedora

O Brasil é um dos países do mundo com o maior número de empreendedores. É nesse cenário que surgem os cursos voltados para o empreendedorismo, como os da Cesufoz (PR), Faal (SP), Favi-ES, FCG-MS, Icec (MT), Iepo (TO), IES (SC), Ipesu (PE) e UnP (RN). Os estudantes aprendem a atuar na organização fnanceira e de recursos humanos, além de lidar com questões das pequenas e médias empresas.

Mercado de Trabalho

Quanto mais as empresas se profissionalizam, mais cresce a economia. E, quanto mais cresce a economia, mais as empresas têm de se profissionalizar para acompanhar a concorrência. É daí que as empresas buscam profissionais com visão de gestão e conhecimento dos processos administrativos, produtivos e comerciais. Com formação generalista, este tecnólogo é habilitado para atuar em funções gerenciais em qualquer departamento, como recursos humanos, marketing e comercial. "De todos os segmentos, o varejo é aquele que tem mais carência de profissionais com superior completo", diz Eduardo Terra, coordenador do curso e diretor-geral da UBS. A maior oferta de vagas está no Sudeste.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Eduardo Terra, da Faculdade UBS).

As melhores escolas

Curso

O curso prepara o aluno para ser um empreendedor. Assim, ele aprende a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoal, estratégias de marketing, plano de negócios e gestão de processos. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso, que costuma ser a apresentação de um plano de negócios. Atenção: na hora do vestibular, verifique a ênfase do curso. Embora a maioria ofereça uma graduação generalista, algumas escolas direcionam as aulas para uma área específica, como seguros (Estácio-RJ), terceiro setor (Uemg), equinocultura (Uniso-SP), processos escolares e empreendedorismo.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: gestão de equinocultura; gestão de peq. e Médias empr.; gestão de processos esc.; gestão de processos ger.; gestão de seguros; gestão de serv.; gestão de Varejo; gestão em processos ger.; gestão empr.; gestão empr. E Control.; gestão empreendedora; gestão empreendedora de Neg.; gestão exec. de Neg.; processos escolares.


Compartilhe