Guia do Estudante

SEGURANÇA PRIVADA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Ainda que o setor de Segurança Privada admita profissionais com diferentes formações, o profissional com graduação específica para a área é um tecnólogo especializado essencialmente em segurança patrimonial e pessoal. Este é um profissional preparado para identificar e analisar riscos de segurança e definir as diretrizes de ação de prevenção. Seu campo de atuação está nas empresas de segurança, de transportes de valores e de escolta, na proteção do patrimônio e das instalações de indústrias, shopping centers e empresas em geral. Pode atuar, ainda, em transportadoras que utilizam, principalmente, o transporte rodoviário. O setor está em crescimento, muito em função das deficiências nos serviços de segurança pública. Estudo da Security Industry Association projeta esse crescimento em cerca de 20% por ano.

Mercado de Trabalho

Os crescentes índices de violência registrados no país favorecem a contratação do profissional em todo o país, com destaque para as cidades de médio porte do interior. Um dos segmentos mais promissores é o de proteção no transporte de carga, que começa a se profssionalizar. "As transportadoras costumam adotar apenas a técnica de formar comboios de três a cinco caminhões, em vez de escoltas especializadas. Mas isso está mudando", diz Alex Souza da Silva, professor do curso tecnológico em Segurança Privada da Unicid, em São Paulo. O Mercado mais aquecido encontra-se, naturalmente, no Sudeste, a região mais industrializada e de maior densidade populacional.


As melhores escolas

Curso

Existe uma variedade de cursos tecnológicos com ênfase em diferentes áreas, como segurança privada, empresarial ou patrimonial. Por isso, não deixe de checar a ênfase antes de escolher o seu. De maneira geral, a grade curricular inclui disciplinas na área de administração e contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos e direitos trabalhistas. As disciplinas específicas incluem prevenção de incêndios, primeiros socorros, investigação, criminalística, criminologia, gerenciamento de crises e estudos de casos. Muitas escolas pedem um trabalho de conclusão de curso e estágio no último semestre.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes:
Gestão da Seg. Privada; Gestão em Seg. Patrimonial e Privada.



O que você pode fazer

Segurança empresarial

Prestar assessoria a empresas visando a garantir a segurança de suas instalações.

Segurança patrimonial

Prevenir perdas ao patrimonio de deteminda entidade e eventuais riscos a integridade fisica das pessoas, por meio de controle de acessos, materiais e estoques, prevenção de furtos e roubos e vigilancia ostenciva.

Segurança privada

Atuar na segurança de residencias e imoveis privados para evitar riscos a sua integridade patrimonial.

Compartilhe