Guia do Estudante

SEGURANÇA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional formado nesse curso aplica conhecimentos e técnicas de segurança para preservar e organizar diversos segmentos da sociedade, seja em relação a um indivíduo, seja em relação a um grupo de pessoas. Ele é responsável pelo planejamento, pela operação e pelo controle do gerenciamento da segurança pública, privada e empresarial, com base em estudos que mostrem as fragilidades operacionais que podem pôr em risco as pessoas envolvidas em determinado processo. Também é habilitado para controlar a poluição ou minimizar os efeitos de fontes poluidoras.

Fique de olho

Serviços Penais

A Fadergs, em Porto Alegre (RS), e a FDCON, em Contagem (MG), devem formar, em 2014, as primeiras turmas do curso Serviços Penais. Essa graduação tecnológica prepara para atuar na gestão de serviços penitenciários, desenvolvendo estratégias de segurança e disciplina. Participar da gestão da saúde, qualidade de vida e inserção social do preso e propor e formular políticas públicas que minimizem os riscos e as consequências negativas do confinamento é atribuição desse profissional.

Mercado de Trabalho

O bacharel em Segurança Pública é novo no mercado. O maior empregador é a iniciativa privada. Estudo da Security Industry Association projeta crescimento da segurança privada no Brasil em cerca de 20% anualmente até 2017. "Os crescentes índices de violência registrados em praticamente todo o país favorecem a contratação do profssional", diz Valéria Regina Carvalho de Oliveira, coordenadora do curso tecnólogo de Gestão de Segurança Privada da Estácio-Fal, em Natal. Além da especialização no setor de policiamento, existem cursos, como o da UERR, que oferecem disciplinas voltadas para planejamento e gestão em defesa civil. Com isso, o bacharel pode integrar equipes que atuam no combate a enchentes, desabamentos de morro, incêndios florestais próximos a áreas habitadas e outras situações que possam afetar a população. O tecnólogo tem o mercado aquecido graças às demandas de segurança pública nas grandes cidades. As especializações com maiores oportunidades de colocação estão nas áreas de segurança de grandes eventos, gestão estratégica de pessoas e gerenciamento de riscos corporativos, segundo o professor Clenilson Bandeira Bezerra, da Estácio-Fal. E a maioria das vagas está nas maiores cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, com a violência se interiorizando, há um mercado promissor em cidades de médio porte também, em todas as regiões do país.

Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: profa. Valéria Regina Carvalho de Oliveira, da Estácio-Fal).

As melhores escolas

3 estrelas

RR Boa Vista UERR Seg. Públ.

Curso

O objetivo do bacharelado em Segurança Pública é formar profissionais com conhecimentos
amplos nas áreas sociais, jurídicas e de gestão, capacitando-os para o trabalho com as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Justiça e a Defesa Civil. As disciplinas dividem-se entre as de formação humanística e específicas, como método estratégico de resolução de problemas de rua e abordagem. O bacharelado em Segurança Pública pode representar o início da carreira de ofcial das Forças Armadas. É exigido do bacharel o estágio nas corporações competentes, seja polícia, seja Exército. Para treinamento, o Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima possui parque cenográfico com ambientes de maior incidência de ocorrências policiais de uma cidade.

Duração média: de três a quatro anos.

Outro nome: seg. públ.



Existe uma grande variedade de cursos tecnológicos voltados para diferentes áreas, como segurança privada, do trabalho, pública, empresarial, patrimonial e trânsito. Não deixe de checar a ênfase, antes de escolher o seu. De maneira geral, aprendem-se contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos, direito constitucional e direitos trabalhistas. Há ainda disciplinas voltadas para a prevenção de incêndios, sinistros, gerenciamento de crises, estudo de casos, investigação criminal e psicologia social. Geralmente, as escolas pedem um trabalho de conclusão de curso e estágio no último semestre.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Gestão da/de/em seg. privada; Gestão em seg. do Trab.; Gestão em seg. patrimonial e privada; Gestão em seg. públ.; seg. do/no Trab.; seg. empr.; seg. no Trânsito; seg. privada; seg. públ.; serv. penais.



O que você pode fazer

Consultoria

Prestar consultoria especializada para empresas privadas e estatais na área de segurança pública.

Planejamento

Idealizar e implementar planos de ação de segurança preventiva para eventos de grande porte e elaborar políticas públicas na área de segurança.

Segurança empresarial

Prestar assessoria a empresas visando a garantir a segurança de suas instalações.

Segurança privada

Atuar na segurança de residências e imóveis privados para evitar riscos à sua integridade patrimonial.

Segurança pública

Trabalhar no efetivo das polícias Militar e Civil e em órgãos públicos de segurança na prevenção e repressão ao crime. Idealizar e implementar ações de segurança federal, estadual ou municipal e atuar na Defesa Civil.

Segurança do trabalho

Desenvolver tecnologias e equipamentos para prevenir risco de acidentes do trabalho.

Segurança no trânsito

Dirigir centros de formação de condutores e realizar atividades relacionadas às normas de trânsito.

Compartilhe