Guia do Estudante

TURISMO / GESTÃO DE TURISMO

Bacharelado / Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse profissional cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

 

 

Fique de olho

A FORÇA DA PROPAGANDA

Compare: a cidade de Paris atrai mais de 30 milhões de visitantes por ano. O Brasil todo recebe apenas 6 milhões. Para incrementar o número de turistas estrangeiros, nada melhor que propagandear as belezas do país. E isso depende tantoda infraestrutura turística quanto da divulgação das atrações oferecidas. Nesse sentido, a Copa do Mundo de 2014 é vista como importante ação de marketing. O ministro do Turismo, Vinícius Lages, estima que, devido ao campeonato mundial, o número de visitantes estrangeiros deve subir entre 5% e 10% já em 2015.

Mercado de Trabalho

As melhores perspectivas vêm do crescimento do turismo interno. Entre 2005 e 2013, o número de viagens realizadas no país subiu de 139 milhões para perto de 202 milhões. O Mercado apresenta novas frentes de trabalho, nas agências que administram cruzeiros marítimos e nas secretarias municipais ou estaduais, no assessoramento a políticas públicas de incremento do turismo regional. Uma das características negativas desse mercado, no entanto, é a baixa remuneração, principalmente em início de carreira. O dia a dia costuma ser tenso e incluir longas horas em pé. No início da carreira, o tecnólogo leva vantagem sobre o bacharel, devido à formação mais prática. No entanto, a diferença salarial entre bacharéis e tecnólogos fica entre 20% e 30%.

As melhores escolas

5 estrelas

PE Recife UFPE. RN Currais Novos UFRN. Natal UFRN. SC Balneário Camboriú Univali Tur. E Hot. SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi, USP Lazer E Tur.; Turismo.

4 estrelas

AM Manaus Ciesa, UEA, Uninorte-AM. BA Eunápolis Uneb-BA. Salvador Uneb-BA Tur. E Hot. DF Brasília Upis. MG Belo Horizonte UFMG. Juiz De Fora UFJF. Ouro Preto Ufop. MS Dourados Uems. PA Belém UFPA. PB João Pessoa UFPB. PI Parnaíba UFPI. PR Curitiba PUCPR, UFPR. Foz Do Iguaçu Unioeste. Ponta Grossa UEPG. RJ Niterói UFF. Rio De Janeiro Unirio. RS Novo Hamburgo Feevale. Pelotas Ufpel. SP Campinas PUC-Campinas. Rosana Unesp. São Paulo PUC-SP, Uninove. Sorocaba Ufscar.

3 estrelas

AM Manaus Fametro-AM, Uninilton Lins. BA Salvador Fac. São Salvador, Famettig, FMN-Salvador, FVG, Unirb. CE Aracati FVJ. Fortaleza Estácio FIC, FAC-CE, Fanor/Devry. DF Brasília Estácio/Facitec. MA São Luís Facam-MA, UFMA. MS Aquidauana UFMS. Campo Grande FCGMS. MT Cuiabá Fauc, Icec, Unirondon. Nova Xavantina Unemat. PA Belém Fapan-PA. PB Cabedelo Iesp-PB. PE Jaboatão Dos Guararapes FMGR. Olinda Facottur. Recife Uninassau. Vitória De Santo Antão Facol-PE. PI Teresina Uespi. PR Apucarana Unespar . Campo Mourão Unespar Tur. E Meio Amb. Foz Do Iguaçu UDC Sede. Irati Unicentro PR. Londrina Unopar Tur. (Ênf. Em Hot.). RJ Cabo Frio UVA-RJ. Nova Iguaçu UFRRJ. Rio De Janeiro Facha-RJ, UVA-RJ. RN Mossoró Uern. Natal Uern, Unp. RS Bento Gonçalves Cnec Bento. Canoas Unilasalle-RS. Caxias Do Sul Facs. Ideau-Caxias Do Sul. Getúlio Vargas Facs. Ideau-Getúlio Vargas. Passo Fundo Facs. Ideau-Passo Fundo. Porto Alegre Estácio-Fargs, IPA. Santa Cruz Do Sul Unisc. SC Blumenau Furb Tur. E Lazer. SE São Cristóvão UFS. SP Campinas Unip-SP. Franca Uni-Facef. Guarulhos Fac. Anhanguera De Guarulhos, Ung. Itu Ceunsp. Presidente Prudente Unoeste Tur. (Ênf. Em Hot.). São Bernardo Do Campo Fac. Anhanguera De São Bernardo Do Campo. São Caetano Do Sul Fac. Anhanguera De São Caetano. São Paulo Centro Universitário Anhanguera De São Paulo, Unip-SP, USJT.

Curso

Antes do vestibular, preste atenção no currículo do bacharelado de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como hotelaria e meio ambiente. Mas grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografa
e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, organização de passeios e eventos, são responsáveis por boa parte do curso. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano.

Duração média: 4 anos.

Outro nome:
Lazer e Tur.

O que você pode fazer

Agência de viagens

Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.

Alimentos e bebidas

Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.

Ecoturismo

Organizar roteiros ecológicos.

Eventos

Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria

Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Marketing

Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los féis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.

Planejamento

Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.

Transporte

Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios

Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Compartilhe