Guia do Estudante

TEATRO/PRODUÇÃO CÊNICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional usa os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias e sentimentos. Como ator, pode atuar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à dublagem e à criação de cenários e ambientes (cenografia), além de poder cuidar do vestuário (figurino e indumentária) e das providências necessárias à realização do evento (produção). Está habilitado, ainda, a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas. Com a licenciatura, ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos fundamental e médio e de cursos livres.

Mercado de Trabalho

Licenciados encontram trabalho em escolas públicas ou particulares, mas, como a disciplina não é obrigatória no ensino fundamental e médio, os cursos costumam ser extracurriculares. "A arte da escola é vista com caráter de entretenimento, não é instituída de fato. Fala-se da valorização da arte, mas concretamente ainda não é de fato. O mercado é flutuante", afirma Eugênio Tadeu, coordenador do curso da Escola de Belas Artes da UFMG. Outra opção é dar aulas em projetos sociais e empresas. Como o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado ainda pode atuar nas áreas de teatro, televisão, cinema, dublagem e publicidade. Já os bacharéis e tecnólogos formam grupos de teatro e produzem as próprias peças. Tem mais chance de se colocar o profissional que diversificar o campo de atuação, como ator, diretor, produtor, dramaturgo e trabalhando na criação de textos, de cenários ou de figurino. Outras opções são as áreas de iluminação, preparação corporal e vocal ou ainda a carreira acadêmica. Secretarias de educação contratam o profissional para montar estruturas educacionais e artísticas. "Na universidade, o aluno ajuda em tudo, em figurino, no cenário, na captação de recursos. Esta experiência vivida é levada para a vida profissional", afirma Tadeu. Um nicho de mercado em alta para grupos e companhias é o corporativo. Nele, os atores apresentam espetáculos em eventos de confraternização e desenvolvem peças que fazem parte de ações de treinamento profissional. As regiões Sudeste e Sul concentram as melhores oportunidades de trabalho. O mercado do Nordeste começa a crescer.

Salário inicial: R$ 440,00 por apresentação (fonte: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo); R$ 1.567,00 por 40 horas semanais, para professor da educação básica na rede pública (fonte: MEC).;

As melhores escolas

5 estrelas

BA salvador UFBA Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (interpr. teat.). DF Brasília UnB Artes Cênicas;

4 estrelas

GO Goiânia UFG Artes Cênicas; Dir. de Artes, MG Belo Horizonte UFMG Teatro (interpr. teat.), Ouro Preto Ufop Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (interpr.), PB João Pessoa UFPB, PR Curitiba FAP-Curitiba Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (interpr. teat.), Londrina UEL Artes Cênicas, RJ Rio de Janeiro UFRJ Artes Cênicas (cenografia); Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (indumentária), Unirio Artes Cênicas (cenografia); Artes Cênicas (interpr.); Artes Cênicas (teoria do teatro), RS Porto Alegre UFRGS, Santa Maria UFSM Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (interpr. teat.), SP Campinas Unicamp Artes Cênicas, São Paulo USP Artes Cênicas (cenografia); Artes Cênicas (dir. teat.); Artes Cênicas (interpr. teat.); Artes Cênicas (teoria do teatro);

3 estrelas

MG Uberlândia UFU, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio Artes Cênicas, UniverCidade, SC Blumenau Furb Artes (teatro: interpr.), SP São Paulo Célia Helena,Universidade Anhembi Morumbi (B/L);

Curso

Há diversos bacharelado no país. Já no vestibular, ao fazer as provas de aptidão, você precisa demonstrar que leva jeito para a arte de representar. Eles contam com disciplinas teóricas e aulas práticas, nas quais o aluno tem aulas de técnica vocal, expressão corporal e interpretação dramática. A maioria das escolas oferece laboratórios de prática teatral focados em interpretação, direção e dramaturgia. Atenção: Em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como direção, cenografia, indumentária ou interpretação. Os cursos de licenciatura formam professores para a educação básica, bem como para cursos livres.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Artes (teatro); Artes Cênicas; Artes Cênicas
e Dança; Dir. de Artes; educ. Art. (artes cênicas); Humanidades (teatro); Teatro (arte-educação); Teatro (interpr. teat.).


O curso tecnológico é oferecido por apenas três instituições de ensino. Ao contrário do bacharelado, que tem um currículo mais amplo, as disciplinas do tecnológico são focadas na interpretação. O aluno tem matérias práticas em todos os semestres. O aluno tem, por exemplo, oficina de improvisação e criatividade, educação e técnica vocal, encenação, direção e expressão corporal. Entre as poucas matérias teóricas estão ética e legislação e teoria teatral. No final do curso, costuma haver a montagem de um espetáculo orientado por um professor.

Duração média: dois anos.



O que você pode fazer

Arteterapia

Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.

Cenografia

Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral

Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia

Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.

Dublagem

Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino

Dar aulas de interpretação em escolas de ensinos fundamental e médio (com licenciatura).

Figurino e indumentária

Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação

Representar um personagem, empregando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz no teatro, na TV, publicidade ou no cinema.

Produção

Viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento, providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários para a realização da apresentação.

Teoria teatral

Estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Compartilhe