Guia do Estudante

ARTES VISUAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O artista plástico ocupa-se de criações artísticas que fazem uso de elementos visuais e táteis, como desenhos, pinturas, gravuras e esculturas. Lida com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, além de programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou locais públicos, ilustra livros e periódicos. Também produz vinhetas para TV e sites, gerencia acervos e mostras em centros culturais. Com experiência, pode atuar como crítico de arte.

Fique de Olho

ESCOLHA A MELHOR ÊNFASE PARA VOCÊ

As habilitações mais tradicionais das graduações em Artes Visuais são Desenho, e Escultura, Gravura, Pintura, Cerâmica e Artes Gráficas. Mas algumas escolas destacam outras áreas, como Figurino e Indumentária (Senai-Cetiqt-RJ), Animação (Mauá-DF) e Design (PUC-Campinas). Outras enfocam mais em Multimídia, como a USP e a Unopar (PR), e Modelagem 3D.

Mercado de Trabalho

"Museus, fundações e centros de cultura passam por um processo de profissionalização. E isso passa pela formação de quadros de especialistas e pela criação de um grande número de cursos de formação na área das artes", diz Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da Faap. "E isso tem aberto grandes possibilidades para o graduado em Artes Visuais." É bom lembrar que o bacharelado nesta área não forma apenas artistas, mas profissionais que podem atuar na área de pesquisa, curadoria e história da arte, em museus, galerias e organizações não governamentais (ONGs). Também há a possibilidade de trabalhar em outras áreas de criação, como direção de arte e cenografia, no teatro, no cinema e na TV. Na indústria há espaço para o profissional que coordena a confecção de objetos, criando estampas ou renovando linhas de produto. Já o licenciado, formado para lecionar, tem como maiores empregadores as escolas, mas também encontra um mercado em ascensão em instituições artísticas e culturais. Nelas, ele é contratado para atuar na coordenação de cursos livres e no desenvolvimento de projetos educativos ou no desenvolvimento de programações artísticas. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades na comunicação visual. Mas quem pretende se destinar ao ensino tem maiores chances nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As melhores escolas

5 estrelas

MG Belo Horizonte UFMG Artes Vis. (artes gráf.); Artes Vis. (des.); Artes Vis. (escult.); Artes Vis. (grav.); Artes Vis. (pint.). RS Pelotas UFPel. Porto Alegre UFRGS. SP Campinas Unicamp.

4 estrelas

BA Salvador UFBA Artes Plást. DF Brasília UnB Artes Plást. GO Goiânia UFG. PA Belém UFPA, Unama Artes Vis. e Tecnol. da Imagem (B/L). PB Campina Grande UFCG Arte e Mídia. PR Curitiba UFPR, Unespar Escult.; Grav.; Pint. RJ Rio de Janeiro Senai-Cetiqt Artes (fgurino e indumentária), Uerj, UFRJ Escult.; Grav.; Pint. RS Novo Hamburgo Feevale n/i. Rio Grande Furg. Santa Maria UFSM Artes Vis. (des. e plást.). SC Florianópolis Udesc. SP São Paulo Faap Educ. Art. (artes plást.), Unesp, USP Artes Vis. (escult.); Artes Vis. (grav.); Artes Vis. (multimídia e intermídia); Artes Vis. (pint.).

3 estrelas

ES Vitória Ufes Artes Plást. MG Belo Horizonte Uemg Artes Plást. São João del Rei UFSJ Artes Aplic. (ênf. em cerâmica). Uberlândia UFU. MS Campo Grande UFMS. PA Ananindeua Esmac (B); (B/L) . PE Olinda Aeso. PR Londrina Unopar Artes Vis. (multimídia) n/i. SP Campinas PUC-Campinas Artes Vis. (design). São Paulo Belas Artes, Fasm.

Curso

A maior parte dos cursos é delicenciaturas, que preparam o professor para atuar na educação infantil e nosensinos Fundamental e Médio. Depois de fazer a opção pela graduação que maislhe convier, ainda no vestibular é necessário passar por provas de aptidão. Na faculdade, o forte do currículo são as disciplinas da área de humanas, como história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo,multimeios, sociologia, filosofia, estética, semiótica e comunicação. A cargahorária das matérias práticas também é grande, com desenho, pintura e imagensdigitais, entre outras. Para se formar, é preciso apresentar um trabalho deconclusão de curso. Algumas escolas também exigem um período de estágio.

Atenção: Como há muitas opções em todas as regiões do país, é preciso cuidadopara escolher o curso, pois há diferentes habilitações, como animação gráfica,cerâmica, escultura, gravura e multimídia.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte (educ. art.); Arte e Mídia; Arte; Artes (anim. gráf.); Artes Aplic.(ênf. em cerâmica); Artes Plást.; Artes; Artes Vis. e Tecnol. da Imagem; Belasartes; Educ. (artes vis.); Educ. (educ. art.); Educ. Art.; Escult.; Expressão Gráf.; Grav.; Pint.

O que você pode fazer

Escultura

Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino

Com licenciatura, dar aulas em escolas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio.

Eventos

Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.

Gravura

Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.

Multimídia

Criar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.

Pintura e desenho

Representar formas em papel, telas ou paredes usando tinta, aquarela e outros materiais.

Restauração

Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

Compartilhe