Guia do Estudante

ARTES VISUAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações. Com licenciatura, dá aulas na educação básica.

Fique de Olho

Escolha a melhor ênfase para você

Atenção no momento de escolher o curso. Há diferentes habilitações, além das mais tradicionais, como desenho, escultura, gravura, pintura, cerâmica e artes gráficas. Mas algumas escolas destacam outras áreas, como figurino e indumentária (Senai-Cetiqt) e animação (Mauá-DF). Outras enfocam mais em multimídia, com técnicas de fotografa, vídeo, animação, artes gráficas e mídias interativas, como a USP e a Unopar.

Mercado de Trabalho

"A construção de novos museus, principalmente com investimentos de empresários da área de cultura", diz Edson do Prado Pfützenreuter, coordenador do curso na Unicamp. Embora o maior empregador do licenciado sejam as escolas, ele, assim como o bacharel, também encontra um mercado em ascensão em instituições artísticas e culturais, contratado para atuar na coordenação de cursos livres e no desenvolvimento de projetos educativos e de programações artísticas. O bacharel é, ainda, absorvido pela indústria para coordenar a confecção de objetos, criar estampas, renovar linhas de produto, tornando uma marca mais competitiva diante da concorrência. Sul e Sudeste oferecem mais espaço na comunicação visual. O ensino tem mais oportunidades nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Salário inicial: R$ 1.567,00 por 40 horas semanais para o professor da educação básica na rede pública (fonte: MEC).

As melhores escolas

5 estrelas

GO Goiânia UFG, RS Pelotas UFPel, Porto Alegre UFRGS, SP São Paulo USP Artes Vis. (escult.); Artes Vis. (grav.); Artes Vis. (multimídia e intermídia); Artes Vis. (pint.);

4 estrelas

BA Salvador UFBA Artes Plást, DF Brasília UnB Artes Plást, MG Belo Horizonte UFMG Artes Vis. (artes gráf.); Artes Vis. (des.); Artes Vis. (escult.); Artes Vis. (grav.); Artes Vis. (pint.), Uberlândia UFU, PA Belém Unama Artes Vis. e Tecnol. da Imagem (B/L),PB Campina Grande UFCG Arte e Mídia, PR Londrina Unopar Artes Vis. (multimídia), RJ rio de Janeiro Uerj, UFRJ Escult.; Grav.; Pint, RS Novo Hamburgo Feevale, Santa Maria UFSM Artes Vis. (des. e plást.), SP Campinas Unicamp, São Paulo Faap Educ. Art. (artes plást.), Fasm Unesp;

3 estrelas

ES Vitória Ufes Artes Plást, MG Belo Horizonte Uemg Artes Plást, MS Campo Grande UFMS, PA Ananindeua Esmac (B/L), PE Olinda Aeso, PR Curitiba Embap Escult.; Grav.; Pint., UFPR, RJ Rio de Janeiro Senai-Cetiqt Artes (fgurino e indumentária);

Curso

A maior parte dos cursos é delicenciaturas, que preparam o professor para atuar na educação infantil e nosensinos Fundamental e Médio. Depois de fazer a opção pela graduação que maislhe convier, ainda no vestibular é necessário passar por provas de aptidão. Na faculdade, o forte do currículo são as disciplinas da área de humanas, como história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo,multimeios, sociologia, filosofia, estética, semiótica e comunicação. A cargahorária das matérias práticas também é grande, com desenho, pintura e imagensdigitais, entre outras. Para se formar, é preciso apresentar um trabalho deconclusão de curso. Algumas escolas também exigem um período de estágio.

Atenção: Como há muitas opções em todas as regiões do país, é preciso cuidadopara escolher o curso, pois há diferentes habilitações, como animação gráfica,cerâmica, escultura, gravura e multimídia.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte (educ. art.); Arte e Mídia; Arte; Artes (anim. gráf.); Artes Aplic.(ênf. em cerâmica); Artes Plást.; Artes; Artes Vis. e Tecnol. da Imagem; Belasartes; Educ. (artes vis.); Educ. (educ. art.); Educ. Art.; Escult.; Expressão Gráf.; Grav.; Pint.

O que você pode fazer

Escultura

Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino com licenciatura

Dar aulas em escolas do ensino básico.

Eventos

Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.

Gravura

Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias

Multimídia

Elaborar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas, empregando técnicas de animação, vídeo e computação gráfica.

Pintura e Desenho

Representar formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.

Restauração

Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

Compartilhe