Guia do Estudante

COMUNICAÇÃO DAS ARTES DO CORPO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São as técnicas usadas para entender o corpo como meio de comunicação entre o homem e a sociedade. O bacharel em Comunicação das Artes do Corpo é, antes de tudo, um artista. Usando técnicas de dança e artes cênicas, esse profissional tem uma visão ampla e crítica da comunicação e das artes do corpo e as utiliza como meio de comunicação com a sociedade em que vive.

Mercado de Trabalho

O curso é oferecido apenas pela PUC-SP e ainda há poucos graduados no mercado. Os profissionais encontram trabalho em áreas ligadas a manifestações artísticas, que envolvam dança, teatro ou performance. “Nossos bacharéis estão trabalhando com produção cultural e de espetáculos, agenciamentos artísticos, em companhias de teatro e de dança, em museus, centros culturais, casas de cultura, galerias e exposições de arte”, diz a professora Rosa Hércoles, coordenadora do bacharelado. A área ainda oferece oportunidades para profissionais autônomos e colocação em cooperativas de dança ou de teatro. No setor público e em ONGs, o profissional trabalha na coordenação de equipes, na produção de espetáculos e faz a promoção de eventos. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte concentram a maior parte das oportunidades de trabalho para quem segue a carreira artística ou de produtor cultural.


Salário inicial: R$ 3.780,00 para ator e arte-educador (fonte: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo).

As melhores escolas

4 estrelas

SP São Paulo PUC-SP;

Curso

O curso mescla disciplinas teóricas com as práticas. O aluno estuda artes do corpo, improvisação, filosofa, humor, semiótica, mercado cultural, etologia, teoria dos sistemas, interpretação e imagem. Além disso, deve cumprir uma parte da grade curricular com matérias
optativas, conforme a área específica que ele escolher. Em dança, por exemplo, estuda dramaturgia para dança, história do corpo na dança, entre outras. Já em teatro, há história do teatro e dramaturgia. No fim do curso é preciso apresentar um trabalho de conclusão.

Duração média: quatro anos.


O que você pode fazer

Coreografia

Definir e planejar a sequência de movimentos que serão feitos por bailarinos em shows de dança.

Criação

Desenvolver e produzir espetáculos de teatro e de dança e ainda criar novos personagens para serem apresentados nos palcos.

Curadoria

Planejar, produzir e dirigir projetos de dança, teatro ou exposições em institutos culturais.

Educação

Ministrar aulas de dança, teatro e expressão corporal para alunos dos ensinos fundamental e médio de instituições públicas e privadas.

Interpretação

Representar um personagem em espetáculos teatrais usando expressão corporal e facial.

Gerenciamento

Coordenar equipes de lazer e determinar a programação em centros culturais, clubes e escolas.

Pesquisas

Desenvolver pesquisas críticas sobre o corpo e seus movimentos.

Preparação

Trabalhar com profissionais que precisam desenvolver habilidades de comunicação, como jornalistas.

Compartilhe