Guia do Estudante

DESIGN DE GAMES/JOGOS DIGITAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet. Para desenvolver esses games, o profissional observa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social. Pode desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresariais. O profissional de design de games cuida da estética, dos cenários, do roteiro, da modelagem, dos personagens e da parte multimídia do game. Também determina o áudio e o vídeo para deixar o jogo mais próximo da realidade. Implementa programas e sistemas de computador para jogos de diferentes plataformas e cria recursos gráficos e redes para o desenvolvimento dos jogos e aplicações de entretenimento digital.

FIQUE DE OLHO

Crescimento do mercado de games

O panorama para quem quer trabalhar no desenvolvimento de games não poderia ser mais favorável. De acordo com o Ibope, 23% dos brasileiros, ou 45,2 milhões de pessoas, são jogadores assíduos ou eventuais. O país já representa o quarto maior mercado mundial, que deve crescer a uma taxa de 7% ao ano até 2016.

Mercado de Trabalho

A área é relativamente nova, mas começa a se afirmar. O bacharel e o tecnólogo têm funções complementares: o primeiro, com uma visão estratégica dos jogos; o segundo, responsável direto pela produção dos games. “Cerca de 40% dos nossos ex-alunos trabalham na área que escolheram, mas a empregabilidade é muito maior”, diz Marsal Ávila Alves Branco, coordenador do tecnólogo da Feevale. Ele pode criar jogos para treinamento e educação. Ou simuladores para treinar engenheiros e outros profissionais das áreas de defesa, aeronaval e petrolífera. O profissional pode atuar ainda em publicidade, produção de vídeo e cinema, empresas de desenvolvimento de software e escritórios de arte e de animação. São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul são os principais polos de trabalho pela grande quantidade de desenvolvedoras que estão nascendo nestas capitais, segundo Branco.

Salário inicial: R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 (fonte: prof. Marsal Ávila Alves Branco, da Feevale).

As melhores escolas

3 estrelas

SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi;

Curso

O bacharelado engloba a área de design e enredo do jogo, com disciplinas como desenho, linguagem visual, sonorização e áudio e vídeo. O aluno também estuda empreendedorismo, gestão do design e marketing de games. Em aulas práticas, o aluno desenvolve projetos. O estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Design (design de jogos e entretenimento dig.).


O curso tecnológico é voltado, em geral, para a área de programação. Assim, o aluno estuda algoritmo e programação, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados, sistemas operacionais, programação multiplataforma, balanceamento de jogos, computação gráfica, jogos 2D e 3D, realidade virtual e inteligência artificial. Há também aulas básicas de roteirização, modelagem e animação. Algumas escolas exigem a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: três anos.

Outro nome: Design e Desenv. de jogos.


O que você pode fazer

Áudio

Criar sons e efeitos sonoros para os jogos.

Design de games

Roteirizar os jogos, definir o tema, o gênero (ação, aventura, infantil), o cenário, o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.

Ilustração

Desenhar personagens, cenários e situações.

Modelagem em 2D e 3D

Fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de duas e três dimensões.

Programação

Programar os efeitos e os recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos.

Vinheta

Criar vinhetas para o mercado publicitário usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.

Compartilhe