Guia do Estudante

DESIGN DE GAMES/JOGOS DIGITAIS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet. Para desenvolver esses games, o profissional observa as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social. Pode desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresariais. O profissional de design de games cuida da estética, dos cenários, do roteiro, da modelagem, dos personagens e da parte multimídia do game. Também determina o áudio e o vídeo para deixar o jogo mais próximo da realidade. Implementa programas e sistemas de computador para jogos de diferentes plataformas e cria recursos gráficos e redes para o desenvolvimento dos jogos e aplicações de entretenimento digital.

FIQUE DE OLHO

O PROMISSOR MERCADO DE GAMES

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor brasileiro de games cresceu a uma taxa de 30% nos últimos anos e já representa o quarto maior mercado mundial. E as perspectivas de ampliação do segmento são de quadruplicar o faturamento até 2016. Considerados como atividade da Economia Criativa, pois aliam a criatividade ao seu valor econômico, os Jogos Digitais ultrapassaram o viés do entretenimento. Hoje, os games são importantes ferramentas pedagógicas utilizadas em escolas e em treinamentos empresariais.

Mercado de Trabalho

As principais empregadoras são as empresas desenvolvedoras de jogos. Mas é possível trabalhar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software, ou produtoras de sites para a internet. O profissional encontra campo de trabalho, ainda, em birôs (estúdios) de arte e de animação. Suas atividades envolvem não apenas jogos de entretenimento, mas também a criação de ambientes de atividades para educação e treinamento, como simuladores de voo. O aumento no número de empresas desenvolvedoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Florianópolis e Porto Alegre abre boas opções de colocação nessas capitais. Como qualquer graduado em Design, este é um mercado aberto à prestação de serviço à distância.

As melhores escolas

4 estrelas

SC Balneário Camboriú Univali Design (design de jogos e entretenimento dig.) SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi.

Curso

O bacharelado engloba a área de design e desenvolvimento do enredo do jogo, com disciplinas como desenho, linguagem visual, sonorização e áudio e vídeo. O aluno também estuda empreendedorismo, gestão do design e marketing de games. Em aulas práticas, desenvolve projetos. O estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Design (design de jogos e entretenimento dig.).


JOGOS DIGITAIS T

O Curso forma o profissional que dá suporte à criação de programas e ambientes de jogos, complementando o planejamento geral, desenvolvido pelo bacharel. Assim, o bacharel e o tecnólogo têm funções complementares: o primeiro, com uma visão estratégica dos jogos; o segundo, responsável direto pela produção dos games. O tecnólogo entende fundamentalmente das ferramentas de informática e das diversas plataformas, da criação de ambientes em 2D e 3D e da modelagem de personagens virtuais, por exemplo. O curso inclui boa carga de disciplinas das Ciências Exatas, como computação gráfica, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados e sistemas operacionais. Mas a parte criativa também é abordada, em disciplinas como roteiro, modelagem e animação. Por recomendação do MEC, as escolas devem oferecer laboratórios de informática e de arquitetura de computadores, além de oficinas de criação. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 3 anos.

Outro nome: Design e Desenv. de Jogos.

O que você pode fazer

Áudio

Criar sons e efeitos sonoros para os jogos.

Programação

Programar os efeitos e os recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos.

Design de games

Roteirizar os jogos, definir o tema, o gênero (ação, aventura, infantil), o cenário, o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.

Modelagem em 2D e 3D

Azer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de duas e três dimensões.

Ilustração

Desenhar personagens, cenários e situações.

Vinheta

Criar vinhetas para o mercado publicitário usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.

Compartilhe