Guia do Estudante

FOTOGRAFIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade.

Mercado de Trabalho

“O mercado abre campos para diferentes perfis de profissionais. Agências de propaganda, eventos, editoras e outros segmentos ampliam o mercado com novas tendências e possibilidades de atuação”, diz Fernanda Romero, coordenadora do bacharelado do Senac-SP. Um setor aquecido é o de audiovisual, no qual o fotógrafo não apenas faz direção de fotografa, como passa, ele mesmo, a produzir os vídeos. E ramos até há pouco menos considerados, como o de eventos, vêm se profissionalizando, com os clientes exigindo cada vez mais qualidade técnica e artística. Todas essas oportunidades valem tanto para bacharéis quanto para tecnólogos, que têm atuações e oportunidades muito semelhantes. Ambos também podem abrir um estúdio próprio ou trabalhar como prestadores de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas privadas. Há ainda oportunidades em escritórios de arquitetura e engenharia, em bancos de imagens, museus e galerias, institutos de pesquisa, ateliês de restauração, além de curadoria de exposições. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades de trabalho, mas há espaço para o profissional em todo o país.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: prof. Luiz Antonio Veloso Siqueira, da Unimep).

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo Senac-SP;

3 estrelas

PE Olinda Aeso;

Curso

Há apenas dois bacharelados no país. Eles oferecem uma formação mais humanística se comparados aos tecnólogos, mais focados na prática. Os cursos dão ênfase à fotografa digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão.

Duração média: quatro anos


A maioria dos cursos tecnológicos é voltada para a fotografia digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografa compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografa publicitária e direção fotográfca e de moda.

Duração média: dois anos.

Outro nome: fotografa e imagem.



O que você pode fazer

Área pericial

Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Audiovisual

Fazer direção de fotografa e produzir vídeos.

Arquitetura de interiores

Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.

Banco de dados

Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografas e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Cobertura de eventos

Fotografar eventos sociais, como casamentos, festas e batizados.

Curadoria

Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio

Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Fotografa autoral

Fazer fotos artísticas, que são expostas em galerias, festivais e mostras.

Fotojornalismo

Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Restauração e conservação

Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.

Compartilhe