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Ciências Aeronáuticas

O bacharel em Ciências Aeronáuticas é responsável pela operação e manutenção de aeronaves e aeroportos

O bacharel em Ciências Aeronáuticas é responsável pela operação e manutenção de aeronaves e aeroportos. Como comandante, é preparado para controlar e orientar tudo o que ocorre dentro de um avião, da condução do aparelho e checagem do funcionamento dos equipamentos ao trabalho da tripulação. Conduz aeronaves de grande porte e é responsável pela comunicação com a torre de controle dos aeroportos, respondendo pela segurança do voo. Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e ótimos reflexos. Anualmente, o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Comando da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Defesa. Você pode ingressar na carreira de piloto com um curso tecnológico. Em aviação civil, o profissional gerencia aeroportos, indústrias da aviação e companhias aéreas. Implanta sistemas de gestão e controle de segurança seguindo as legislações nacionais e internacionais. Também supervisiona as equipes responsáveis pela manutenção das aeronaves ou de aeroportos ou dedica-se à área de perícia, inspecionando as condições de segurança e investigando acidentes.

O que você pode fazer

Comandante Gerenciar todas as operações e atividades a bordo de uma aeronave em voos nacionais ou internacionais.

Copiloto Assessorar o comandante nas operações de bordo e substituí-lo no comando, se necessário.

Perícia e segurança de voo Inspecionar e controlar as condições de segurança e investigar acidentes.

Piloto particular Dirigir aviões ou helicópteros particulares, elaborando os planos de voo e comunicando-se com as torres de controle de aeroportos e de aeroclubes. Cuidar da manutenção e do abastecimento de aeronaves e verificar o cumprimento de normas de segurança.

Administrador aeroportuário Gerenciar os serviços em aeroportos, da segurança dos passageiros e vendas de passagens aos serviços de informação e colocação da carga nas aeronaves.

Mercado de Trabalho

A crise econômica teve reflexos sobre o setor da aviação, mas especialistas acreditam em um aquecimento nos próximos anos. Isso porque muitas companhias aéreas encomendaram aviões quando a economia estava em alta e, portanto, precisarão de pessoal para operar essas máquinas nos próximos cinco anos, quando os aviões encomendados estarão chegando. Além disso, um relatório da Boeing previu que para atender a demanda até 2034 o mundo precisará de 39 mil aviões. Três mil deles seriam destinados à América Latina, região em que o Brasil é líder no transporte aéreo. Para pilotos, a curto prazo, há chance na aviação agrícola, em função do bom momento do agronegócio. Esses aviadores, que precisam ter um certificado do Ministério da Agricultura, aplicam, em voo, defensivos, fertilizantes e sementes, combatem incêndios e realizam o povoamento de rios e lagos com peixes. Na aviação executiva, o setor de jatos tem vagas. Grandes capitais do Sudeste – com destaque para São Paulo, que mantém a maior frota de helicópteros do país – detêm grande fatia do mercado de trabalho. Para entrar em grandes companhias aéreas, é essencial falar inglês, idioma usado na comunicação com os órgãos de controle de tráfego aéreo internacionais. Também há boas chances para quem está disposto a viver em outro país, atuando em companhias estrangeiras, que oferecem ótimos salários.

Curso

O currículo do bacharelado é composto de matérias teóricas, como física aplicada, teoria e segurança do voo, navegação aérea e meteorologia. A prática é feita em simuladores de voo e em aeroclubes. Algumas escolas exigem que o aluno tenha, antes de ingressar, a carteira de piloto privado, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Quem não possui nenhuma experiência anterior, deve estar preparado para despesas extras: a maioria dos cursos requer um mínimo de 40 horas de voo. Há escolas que também exigem que se tire a carteira de piloto comercial para receber o diploma de bacharel – o que significa uma quantidade adicional de horas de voo. A grade também possui matérias específicas focadas na gestão de empresas aéreas. Neste caso, a formação universitária envolve mais disciplinas ligadas à administração. Fique atento: algumas escolas possuem uma linha de formação somente para pilotos e outras somente para gestão da aviação civil. Alguns cursos exigem a realização de estágio ou entrega de um trabalho de conclusão.

Duração média: 3 anos.

Outro nome: Aviação Civil

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
RS Porto Alegre PUCRS $$$$$.

★★★★
SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi Aviação Civil $$$$$.

★★★
GO Goiânia PUC Goiás $$$$. MG Belo Horizonte Fumec $$$$$. RJ Rio de Janeiro Estácio $$$$.