logo-ge

Ciências Atuariais

É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco

É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro (seja de saúde, de vida ou qualquer outro) ou de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Avalia as possibilidades de perdas da seguradora ou da instituição previdenciária e determina o valor das prestações do seguro e dos prêmios. Para isso, usa muita matemática e estatística. O atuário só pode atuar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

Fique de Olho

CARREIRA DEVE CRESCER AINDA MAIS

Apesar de não ser uma profissão nova – a atuária existe, no Brasil, desde os anos 1940 – ela vem crescendo e demandando muitos profissionais. Especialistas em recursos humanos a apontam como uma das carreiras promissoras para os próximos anos. Isso porque o mercado de seguros, resseguros e previdência aponta crescimento no Brasil, sem dar margem à crise. E a concorrência no setor é baixa. Existem pouco mais de mil profissionais no setor, segundo dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). A demanda também acontece fora do país. Segundo o site americano Career Cast, especializado em emprego, a atuária está entre as dez melhores profissões nos Estados Unidos em 2016

O que você pode fazer

Auditoria atuarial Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa e análise Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.

Mercado financeiro Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.

Perícia técnico-atuarial Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.

Planejamento de reservas Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, com a finalidade de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados e a valorização do patrimônio.

Mercado de Trabalho

Apenas 14 instituições oferecem o curso no país – o que aumenta a demanda pelo profissional. O atuário encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide diretamente com cenários de incerteza ou risco. Os principais empregadores são fundos de pensão, consultorias, seguradoras, empresas de auditoria contábil, instituições financeiras, corretoras e planos de saúde. A área mais aquecida é a de seguros, principalmente de bens de pequenos valores, como aparelhos celulares e eletrônicos. Além disso, o crescimento na renda da população, principalmente no início da década de 2010, e a deterioração da previdência social pública elevaram os investimentos em previdência complementar, aquecendo o mercado. No setor público, as vagas estão em órgãos supervisores e fiscalizadores, como Susep e ANS. Os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde ficam as sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada, concentram o maior número de vagas. Em Brasília, os órgãos do serviço de previdência social são o forte. No Nordeste, há oportunidades para profissionais na área de saúde.

Curso

Essa carreira é ideal para quem gosta de números. A grade curricular é carregada de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, probabilidade, estatística e matemática financeira, além de legislação. Entre as matérias de formação específica estão teoria do risco, contabilidade de seguro, gerência de risco financeiro e até riscos em saúde. Em algumas faculdades, também há aulas de comunicação e expressão, que preparam para a monografa, a ser apresentada no fim do curso. Ao mesmo tempo, treinam o estudante em gramática e redação – prática importante na carreira, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e redigir regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.

Duração média: 4 anos.

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★
MG Belo Horizonte UFMG. RJ Rio de Janeiro UFRJ. RN Natal UFRN. RS Porto Alegre UFRGS. SP São Paulo PUC-SP n/i, USP.

★★★
CE Fortaleza UFC. PE Recife UFPE. RJ Niterói UFF.