Guia do Estudante

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este bacharel trabalha, fundamentalmente, na elaboração de programas de informática. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Cria ferramentas diversas da informática, dos softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Profissional essencial a todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

Duvidas do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já a Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes. Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.

Mercado de Trabalho

Como ocorre com todas as carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado de trabalho para o graduado em Ciência da Computação continua de vento em popa. "Mundialmente, temos um déficit de mão de obra de mais de 100 mil profissionais de tecnologia por ano e, no Brasil, esse número gira em torno de 5 a 7 mil", diz Vilson Carlos Hartmann, coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília. "Trata-se de um mercado promissor, mas muito seletivo, que demanda qualidade." Segundo o professor, a área que oferece mais empregos é a de sistemas de informação, no desenvolvimento de softwares específicos. Outros mercados em expansão são o de telefonia móvel e jogos para computadores. O bacharel pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras, informatização de folhas de pagamento. A Região Sudeste concentra a maior parte das empresas de TI e as melhores oportunidades. Mas o mercado é bom, também, na Região Sul e em Brasília (setor público). No Recife (PE), a demanda é aquecida pelas mais de 200 empresas de TI do Porto digital. 

As melhores escolas

5 estrelas

AM Manaus Ufam. BA Salvador UFBA. CE Fortaleza UFC Comput. Unifor-CE. GO Goiânia UFG. MG Belo Horizonte UFMG. PB Campina Grande UFCG. PE Recife UFPE. RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. SP Campinas Unicamp. São Carlos USP. São Paulo USP.

4 estrelas

AL Maceió Ufal. BA Salvador Unifacs. CE Fortaleza Uece. DF Brasília UnB. Taguatinga UCB-DF. ES Vitória Ufes. GO Goiânia PUC Goiás. MG Belo Horizonte PUC Minas. Juiz de Fora UFJF. Ouro Preto Ufop. Uberlândia UFU. Viçosa UFV. MS Campo Grande UFMS. Dourados Uems. MT Cuiabá UFMT. PA Belém UFPA. PB João Pessoa UFPB, Unipê. PE Recife Unicap. PI Teresina UFPI. PR Cascavel Unioeste. Curitiba PUCPR, UFPR. Foz do Iguaçu Unioeste. Londrina UEL. RJ Niterói UFF. RS Pelotas UFPel. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SC Florianópolis UFSC. SP Bauru Unesp. Presidente Prudente Unesp, Unoeste. Rio Claro Unesp. São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI. São Carlos UFSCar. São José do Rio Preto Unesp. São Paulo Senac-SP. Sorocaba UFSCar.

3 estrelas

AL Arapiraca Ufal. AM Manaus Fac. Fucapi, Uninorte- AM. BA Ilhéus Uesc. Salvador Fac. Ruy Barbosa/Devry. Vitória da Conquista Uesb. CE Fortaleza FFB. Maracanaú IFCE. DF Brasília UniCEUB. ES Vila Velha UVV. GO Catalão UFG. Jataí UFG. MA São Luís UFMA. MG Alfenas Unifal-MG. Belo Horizonte Fumec, UniBH. Itajubá Unifei. Lavras Ufa. Poços de caldas PUC Minas. São João del Rei UFSJ. MT Barra do Garças UFMT. PA Belém Cesupa, Unama. PE Jaboatão dos Guararapes FG-PE. Petrolina Facape. Recife FBV/Devry. PI Teresina Ceut, Uespi. PR Guarapuava Unicentro-PR. Maringá UEM. RJ Rio das Ostras UFF. Rio de Janeiro Uerj. Teresópolis Unifeso. RN Natal Uern. RS Alegrete Unipampa. Canoas Ulbra. Caxias do Sul UCS. Erechim URI. Ijuí Unijuí. Novo Hamburgo Feevale. Passo Fundo UPF. Santa Cruz do Sul Unisc. Santa Maria Centro Universitário Franciscano. Santo Ângelo URI. SC Blumenau Furb. Itajaí Univali. Joinville Udesc. Palhoça Unisul. Tubarão Unisul. Videira Unoesc . SE Aracaju Unit. São Cristóvão UFS. SP Assis Fema-SP . Campo Limpo Paulista Faccamp. Lorena Unisal. Santos Universidade Católica de Santos. São Paulo IBTA, Mackenzie, PUC-SP, Unasp, Unib, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Cruzeiro do Sul, USJT. TO Palmas UFT.

Curso

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão. Entre as optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. A maioria dos cursos inclui disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografa.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Comput.



Tecnologia da Informação

Duas instituições oferecem bacharelados interdisciplinares (BI) em Tecnologia da Informação, no Brasil: a Ufopa, em Santarém (PA), e a UFRN, em Natal (RN). Na primeira, depois de três anos de formação básica, o estudante tem a opção de cursar outro bacharelado - Ciência da Computação ou Engenharia de Controle e Automação, com mais dois anos de duração, e obter um diploma adicional. Na UFRN, o curso também tem três anos de duração. Após se diplomar como bacharel interdisciplinar, o estudante também pode obter outra gradução, em Ciências da Computação ou em Engenharia de Software, ambos com cerca de dois anos de duração.



O que você pode fazer

Banco de Dados

Criar programas de computador que organizem, classifiquem e façam a indexação de informações.

Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos

Elaborar programas e jogos de computador.

Marketing e Vendas

Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos.

Suporte

Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Fazer manutenção de sistemas.

Compartilhe