Guia do Estudante

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem cria softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

Palavra de Profissional

Emprego no Facebook

“Terminei Ciência da Computação na UFPE em 2010 e hoje trabalho no Facebook, em Palo Alto (Califórnia), como engenheira de software. Comecei com um estágio e, para ser selecionada, fiz entrevistas por telefone, em que tive de resolver problemas de computação. O estágio durou três meses e foi o verdadeiro processo seletivo para o emprego final. Meu dia tem início com o café da manhã na própria empresa. Depois começo o trabalho: desenvolver e testar os códigos da rede. Tenho ainda de analisar códigos submetidos por outros engenheiros e sugerir mudanças ou aprová-los. Também participo de reuniões e, uma vez por semana, temos evento com todos os funcionários, em que Mark Zueckerberg, o CEO da empresa, conversa e responde a perguntas.” Maira tavares araujo Bello, 21 anos, de Recife (PE)

Mercado de Trabalho

Como ocorre com todas as carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado de trabalho para o graduado em Ciência da Computação continua de vento em popa. O bacharel é contratado por empresas de TI e, também, dos setores financeiro e de telecomunicações, para atuar no desenvolvimento de jogos, softwares e aplicativos para internet e smartphones. Pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras, a informatização de folhas de pagamento. "Muitas empresas estrangeiras estão se instalando no Brasil ou expandindo os seus centros de inovação", diz Tiago Lima Massoni, coordenador do curso de Ciência da Computação da UFCG, em Campina Grande. Na área científca, é comum ser procurado para trabalhar com grupos de pesquisadores de genética. Além disso, segundo Massoni, o governo federal tem dado diversos incentivos dados pelo governo federal ao setor de TI, como a isenção de impostos para empresas que selam parcerias com universidades brasileiras - o que não apenas ajuda a aquecer a demanda pelo cientista da computação, como também abre um atalho entre a escola e o mercado. A Região Sudeste concentra a maior parte das empresas de TI e as melhores oportunidades. Mas o mercado é bom, também, na região Sul e em Brasília (setor público). No Recife, a demanda é aquecida pelas mais de 200 empresas de TI do Porto Digital.

Salário inicial: R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: prof. Tiago Lima Massoni, da UFCG);

As melhores escolas

5 estrelas

CE Fortaleza UFC Comput., MG Belo Horizonte UFMG, PB Campina Grande UFCG, PE Recife UFPE, RJ Niterói UFF, Rio de Janeiro UFRJ, RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS, SP Bauru Unesp, Campinas Unicamp, São Carlos UFSCar, USP, São Paulo USP;

4 estrelas

AL Maceió Ufal, AM Manaus Ufam, BA Salvador UFBA, CE Fortaleza Uece, Unifor-CE, DF Brasília UnB, Taguatinga UCB-DF, ES Vitória Ufes, GO Goiânia PUC Goiás, UFG, MG Belo Horizonte PUC Minas, Itajubá Unifei, Juiz de Fora UFJF, Lavras Ufa, Ouro Preto Ufop, Poços de Caldas PUC Minas, Uberlândia UFU, Viçosa UFV, MS Campo Grande UFMS, MT Cuiabá UFMT, PA Belém UFPA, PB João Pessoa UFPB, PI Teresina UFPI, PR Curitiba PUCPR, RN Natal UFRN, RS Caxias do Sul UCS, Pelotas UFPel, Santa Maria UFSM, São Leopoldo Unisinos, SC Florianópolis UFSC, SE São Cristóvão UFS, SP Presidente Prudente Unesp, Rio Claro Unesp, São José do Rio Preto Unesp;

3 estrelas

AL Arapiraca Ufal, AM Manaus Fac. Fucapi, BA Salvador Fac. Ruy Barbosa, Unifacs, Vitória da Conquista Uesb, CE Fortaleza FFB, DF Brasília UniCEUB, GO Catalão UFG, MA São Luís UFMA, MG Alfenas Unifal-MG, MS Dourados Uems, PA Belém Cesupa, Unama, PB João Pessoa Unipê, PE Recife Unicap, PI Floriano Uespi, Teresina Ceut, PR Cascavel Unioeste, Curitiba UFPR, Foz do Iguaçu Unioeste, Londrina UEL, Maringá UEM, RJ Petrópolis UCP-RJ, Rio de Janeiro Uerj, RN Natal Uern, RS Alegrete Unipampa, Ijuí Unijuí, Novo Hamburgo Feevale, Passo fundo UPF, Santa Cruz do Sul Unisc, Santa Rosa Unijuí, SC Itajaí Univali, Joinville Udesc, SE Aracaju Unit, SP Lorena Unisal, Presidente Prudente Unoeste, São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI, São Paulo Mackenzie, PUC-SP, Senac-SP, Sorocaba UFSCar, TO Palmas UFT;

Curso

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão. Entre as optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. A maioria dos cursos inclui disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (ciên. da comput.); Ciências exatas (ciên. da comput.); Comput.; Tecnologia da informação.


Duas instituições oferecem bacharelado interdisciplinar (BI) em Tecnologia da Informação. Na Ufopa, em Santarém (PA), após três anos de formação básica, o estudante tem a opção de cursar outro bacharelado - Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Engenharia de Controle e Automação, com mais dois anos de duração, e obter mais um diploma. Na UFRN, em Natal, o curso também conta com três anos de duração. Após receber o diploma de bacharel interdisciplinar, é possível se formar também em Ciência da Computação ou Engenharia de Software, ambos com cerca de dois anos de duração.

O que você pode fazer

Banco de Dados

Criar programas de computador que organizem, classifiquem e façam a indexação de informações.

Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos

Elaborar programas e jogos de computador.

Marketing e Vendas

Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos.

Suporte

Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Fazer manutenção de sistemas.

Compartilhe