Guia do Estudante

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia.

Fique de olho

Engenharia de Software

Alguns cursos de Engenharia da Computação têm ênfase em Engenharia de Software, e há instituições que já oferecem essa modalidade específica como curso independente. Enquanto o engenheiro da computação tem foco maior na máquina (hardware), o engenheiro de software projeta e desenvolve softwares.

Mercado de trabalho

“O mercado de trabalho para este profissional está em alta no Brasil e no mundo porque, cada vez mais, a computação está presente nos mais diversos ramos de atividade”, diz Eduardo Cândido Xavier, coordenador do curso de Engenharia da Computação da Unicamp, em Campinas. De acordo com o professor, a maior parte dos egressos trabalha com o desenvolvimento de softwares. Além do emprego em grandes empresas, estrangeiras e nacionais, uma tendência marcante é o empreendedorismo. “Muitos alunos criam pequenas empresas que se tornam bem-sucedidas”, comenta Eduardo. Entre os setores que mais demandam novas tecnologias estão o de serviços em geral, aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular. Como ocorre com praticamente todas as profissões, o mercado balança conforme a situação econômica: sempre que o país atravessa um bom período, as indústrias investem na linha de produção, abrindo mais oportunidades nas empresas que desenvolvem equipamentos automatizados e softwares para as fábricas. A maior oferta de emprego está nas regiões Sul e Sudeste, mas há também outros polos como o de Recife, mas empresas do Porto Digital.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);

As melhores escolas

5 estrelas

PR Curitiba PUCPR, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ Eng. de Comput. e Inf., RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. São Leopoldo Unisinos, SP Campinas Unicamp, São Carlos USP, São José dos Campos ITA, São Paulo USP Eng. Da Comput. (ênf. em sist. corporativos); Engenharia da Computação;

4 estrelas

AM Manaus Ufam, ES Vitória Ufes, GO Goiânia PUC Goiás, UFG Eng. de Software; Engenharia da Computação,PE Recife UFPE, PR Curitiba UTFPR, RS Rio Grande Furg, SP São Carlos UFSCar;

3 estrelas

BA Feira de Santana Uefs, CE Fortaleza IFCE, Sobral UFC, DF Brasília UniCEUB, MG Belo Horizonte PUC Minas, Itajubá Unifei, MS Campo Grande UCDB, PA Belém Iesam, UFPA, PE Recife UPE, PR Curitiba UP, Ponta Grossa UEPG, RJ Rio de Janeiro Uerj Eng. Elétr. (sist. de comput.), RN Natal UnP, RS Bagé Unipampa, Guaíba Uergs Eng. de Sist. Dig., Lajeado Univates Eng. de Software; Engenharia da Computação, Santa Cruz do Sul Unisc, SP Campinas PUC-Campinas, São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI Eng. Elétr. (comput.);

Curso

O currículo traz as matérias básicas das engenharias e específicas, como linguagens de programação e circuitos lógicos. No último ano, o aluno faz estágio supervisionado e pode cursar disciplinas voltadas a uma área de especialização da profissão, como a criação de softwares. Atenção: alguns cursos de Engenharia Elétrica oferecem a ênfase em computação.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (eng. da/de comput.); Ciências exatas (eng. comput.); Ciências exatas e Tecnológicas (eng. da comput.); eng. Comput.; eng. de Comput. e inf.; eng. de sist. Dig.; eng. de software; eng. elétr. (comput.); eng. elétr. (ênf. em comput.); eng. elétr. (sist. de comput.); Tecnologia da informação (eng. da comput.); Tecnologia da informação (eng. de software).

O que você pode fazer

Automação industrial e robótica

Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.

Fabricação de hardware

Projetar e construir computadores e periféricos.

Marketing e vendas

Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Suporte

Gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.

Compartilhe