Guia do Estudante

ESTATÍSTICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O Estatístico é um especialista no ramo da matemática voltado para a coleta, a análise e a interpretação de dados numéricos no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Ele planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais, e monta banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha testes de qualidade, ajuda a fazer a previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Mercado de Trabalho

Toda empresa pode se beneficiar da estatística para fazer diagnósticos do mercado consumidor e seus concorrentes, com base na coleta e na análise de dados. O mercado para esse profissional está em expansão especialmente por causa das grandes bases de dados conhecidas como Big Data, que são coletadas por empresas de diversos ramos com cada vez mais facilidade. O estatístico analisa esses dados, gerando informação. Além dos nichos tradicionais - agências do governo, institutos de pesquisa, empresas do setor financeiro, grandes corporações e escritórios de consultoria -, o estatístico tem oportunidades cada vez maiores em pesquisas na internet. O número de vagas em concurso público para empresas como IBGE, Petrobras e Fundação Oswaldo Cruz também tem se mostrado interessante. "Há ainda carência desse especialista na área acadêmica, especialmente com o aumento de escolas particulares", diz Ricardo Alves de Olinda, coordenador do curso de estatística da Universidade Estadual da Paraíba. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste, especialmente nos grandes centros, onde se localizam grandes negócios que buscam o apoio do estatístico para seu processo de tomada de decisões.

As melhores escolas

5 estrelas

PE Recife UFPE. RJ Rio de Janeiro UFRJ. SP Campinas Unicamp. São Carlos UFSCar. São Paulo USP.

4 estrelas

CE Fortaleza UFC. DF Brasília UnB. MG Belo Horizonte UFMG. PA Belém UFPA. PR Curitiba UFPR. Maringá UEM. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro Ence. RN Natal UFRN. RS Porto alegre UFRGS. SP Presidente Prudente Unesp.

3 estrelas

AM Manaus Ufam. BA Salvador UFBA. ES Vitória Ufes. MG Juiz de Fora UFJF. Ouro Preto Ufop. PB Campina Grande UEPB. João Pessoa UFPB. RJ Rio de Janeiro Uerj. SE São Cristóvão UFS.

Curso

Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Bioestatística

Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

Computação

Criar programas de estudos estatísticos.

Indústria

Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Internet

Criar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.

Perfil de consumidores

Levantar as características de consumidores para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.

Pesquisa

Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar banco de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

Recursos humanos

Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência. setor.

Financeiro

Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.

Compartilhe