Guia do Estudante

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o uso dos meios de tecnologia da informação para melhorar e agilizar a comunicação em vários setores, como uma escola, uma empresa ou um órgão público. Com grande conhecimento de informática, sobretudo de softwares, esse profissional planeja e desenvolve soluções para questões relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e implanta redes sociais. Trabalha em empresas de tecnologia, em departamentos de tecnologia da informação dentro de companhias de diversos setores, em consultorias especializadas, em escolas, em secretarias municipais de Educação e em telecentros.

Mercado de Trabalho

Os maiores empregadores são as grandes empresas de TI. "Existe uma demanda muito grande
por profissionais qualificados em TI no país, por isso esses alunos são absorvidos rapidamente"
, afirma o professor Brungo Guingo, vice-diretor da Faetec-Rj. Ele atua no suporte ao cliente, implantação, no planejamento e na gestão de banco de dados, de infraestrutura que envolvam a tecnologia da informação e na programação de sistemas. Também pode trabalhar em órgãos públicos e privados propondo alternativas na gestão de informações, como a implantação de um novo banco de dados.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: prof. Chessnan Kennedy, da Faetec-TJ);

As melhores escolas

Curso

Em relação aos bacharelados, o da UFSC é dividido em dois ciclos. No primeiro, com dois anos e meio de duração, o aluno faz disciplinas de formação geral de três áreas: Tecnologias Digitais, Negócios Digitais ou Educação e Cultura Digital. No segundo, que dura um semestre, o aluno escolhe cinco disciplinas optativas de uma ou mais áreas do curso. Já na UFPR, o bacharelado é em Informática e Cidadania e se estudam as alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida coletiva. A Faetec-RJ oferece um curso tecnológico na área, que forma o profissional para desenvolver softwares e trabalhar com redes, sistemas, infraestrutura, segurança de dados e processamento de dados.

Outro nome: inform. e Cidadania.


Compartilhe