Guia do Estudante

CIÊNCIAS HUMANAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a formação generalista para atuar na área de humanidades, como Direito ou Economia, ou dar aulas de disciplinas na área das Ciências Humanas, como geografia, história e filosofia. O bacharel atua em instituições públicas e empresas privadas. Já o licenciado leciona disciplinas de Humanas nos ensinos Fundamental e Médio. Ambos também têm como opção a carreira acadêmica.

As melhores escolas

Curso

Oito instituições oferecem cursos de bacharelado interdisciplinar (BI), sob a denominação de Humanidades ou Ciências Humanas. E o currículo varia conforme a escola. Na UFABC, por exemplo, depois de três anos de formação geral, o aluno pode optar por Filosofia, Ciências Econômicas, Políticas Públicas, Planejamento Territorial ou relações Internacionais, com mais um ano de duração. Na UFBA, em salvador, o bacharelado interdisciplinar dura de três a cinco anos, e o aluno escolhe também uma área de concentração, como Estudos Jurídicos, Cinema e Audiovisual, Teatro e Escritas Criativas. Depois, ele pode fazer outro curso que tenha relação com a área. Já na UFJF, em Juiz de Fora (MG), após dois anos e meio do ciclo básico, é possível fazer outra graduação – Ciências Sociais, Filosofia, Turismo ou Ciência da Religião –, com duração de cerca de dois anos.

A Unipampa, em São Borja (RS), oferece licenciatura tradicional na área.

Já a licenciatura interdisciplinar (LI) é ofertada por duas universidades: UFSB e UFMA. Nesta última, por exemplo, o aluno faz três anos de disciplinas genéricas na área de humanidades. Recebe um primeiro diploma e pode optar por uma área de concentração – Sociologia, História, Filosofa ou Geografia – para concluir outra licenciatura, com duração de mais um ano. Na UFSB (BA), instituição criada em 2013, o aluno ingressa em Ciências Humanas e suas Tecnologias, que tem quatro anos de duração. Após esse período, ele pode cursar os bacharelados em Direito, Economia ou História e receber novo diploma.

Compartilhe