Guia do Estudante

GEOGRAFIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea. O licenciado dá aulas nos ensinos fundamental, médio e em cursinhos pré-universitários.

Mercado de Trabalho

As áreas mais aquecidas para o bacharel são planejamento territorial, ambiental e urbano. “O desenvolvimento rural é outra área com mercado em ascensão”, diz Vera Lúcia dos Santos Plácido, diretora do curso na PUC-Campinas. O profissional é contratado por órgãos públicos e empresas de consultoria para fazer a análise ambiental e emitir laudos em projetos de ocupação do solo urbano. As áreas que exigem informações de geoprocessamento e a confecção de mapas via imagens de satélites precisam do geógrafo. Os licenciados podem lecionar em escolas de ensino fundamental e médio e, também, atuar na produção de material didático. “A inclusão social de pessoas cegas, por exemplo, exige o desenvolvimento de material como maquetes, mapas e globos para alunos cegos”, conclui Vera Santos. A região Sudeste é a mais aquecida, mas há campo de trabalho em todo o país.

Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC). 

As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB. GO Goiânia UFG. MG Belo horizonte UFMG. Uberlândia UFU. Viçosa UFV. PA Belém UFPA. PE Recife UFPE. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro UFRJ. RS Porto Alegre UFRGS. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. Presidente Prudente Unesp. Rio claro Unesp. São Paulo USP;

4 estrelas

AP Macapá Unifap. BA Salvador UFBA. CE Fortaleza Uece, UFC. MG Alfenas Unifal-MG. Belo Horizonte PUC Minas, Juiz de Fora UFJF, MS Dourados UFGD, MT Cuiabá UFMT, PB João Pessoa UFPB, PR Curitiba UFPR, Francisco Beltrão Unioeste, Londrina UEL, Maringá UEM, Ponta Grossa UEPG, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, Uerj, RN Natal UFRN, RR Boa Vista UFRR, RS Porto Alegre PUCRS, Rio Grande Furg, Santa Maria UFSM, SP Ourinhos Unesp Geog. (climatologia), São Paulo PUC-SP, TO Porto nacional UFT;

3 estrelas

AC Rio Branco Ufac, AL Maceió Ufal, BA Feira de Santana Uefs. ES Vitória Ufes. GO Catalão UFG, Jataí UFG, MA São Luís UFMA, MG Belo Horizonte UniBH, Ituiutaba UFU (B/L), MS Aquidauana UFMS, Três Lagoas UFMS, PR Guarapuava Unicentro-PR, RJ Rio de Janeiro UGF, RO Porto Velho Unir (B/L), SE São Cristóvão UFS, SP Campinas PUC-Campinas (B/L), Santo André FSA-SP (B/L);

Curso

Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura,  enquanto outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações. Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas básicas de geografia física, humana, regional e instrumental. Nos cursos de licenciatura, há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. O estágio é obrigatório. Atenção: algumas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia (Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciências Humanas (geog.); Humanidades (geog.).


O que você pode fazer

Cartografia digital

Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.

Ecoturismo

Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.

Ensino com licenciatura

Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos pré-vestibulares.

Geografia humana

Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.

Geografia dos transportes

Organização dos sistemas de circulação e logística urbana e rural. Planejamento de sistemas de trânsito, transportes, levando em conta a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade.

Geopolítica

Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões.

Geoprocessamento

Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos.

Planejamento agrícola

Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.

Planejamento urbano

Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social.

Sensoriamento remoto

Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

Compartilhe