Guia do Estudante

HISTÓRIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O Historiador estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele faz a datação do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. Com licenciatura, o graduado está apto a dar aulas.

Mercado de Trabalho

Licenciados encontram trabalho em escolas particulares e públicas de todo o país, principalmente em municípios menores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maioria das vagas está em escolas públicas, para as quais é preciso prestar concurso.

Para os bacharéis, ONGs que cuidam do resgate da memória de personagens ou eventos, instituições públicas de preservação do patrimônio, arquivos e museus são bons empregadores. Nesses casos, o historiador presta consultoria, trabalha na organização de acervos, em pesquisa documental e na preservação do patrimônio cultural. Um mercado que começa a ganhar corpo é o ligado a produções cinematográficas de época e à produção de roteiros para documentários. Essa demanda vem crescendo em razão da lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação. Há boas perspectivas de trabalho também em cidades históricas. Tem aumentado ainda a procura por historiadores a fim de organizar arquivos pessoais ou empresariais, reconstruir a história de famílias e empresas, e prestar consultoria em campanhas eleitorais. As regiões mais pobres do país têm carência de licenciados. As regiões mais ricas concentram as oportunidades em empresas ou na contratação por particulares.

As melhores escolas

5 estrelas

BA salvador UFBA. CE Fortaleza UFC. DF Brasília UnB. GO Goiânia UFG. MG Belo Horizonte UFMG. PA Belém UFPA. PE Recife UFPE. PR Curitiba UFPR Hist. (memória e imagem); História. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ. RN Caicó UFRN. Natal UFRN. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. Franca Unesp. São Paulo USP.

4 estrelas

AP Macapá Unifap. ES Vitória Ufes. GO Catalão UFG. MA São Luís UFMA. MG Belo Horizonte PUC Minas. Juiz de Fora UFJF. Mariana Ufop. São João del Rei UFSJ. Uberlândia UFU (B/L). Viçosa UFV. PR Ponta Grossa UEPG. RJ Rio de Janeiro Uerj, Unirio. Seropédica UFRRJ. RS Rio Grande Furg. Santa Maria UFSM. SP Campinas PUC-Campinas. Guarulhos Unifesp. São Paulo PUC-SP.

3 estrelas

AL Maceió Ufal. BA Salvador UCSal. MG Ituiutaba UFU (B/L). RS Canoas Ulbra, Unilasalle-RS. Pelotas UFPel.

Curso

A maior parte dos cursos de História do país é de licenciatura e inclui disciplinas pedagógicas, ao lado das específicas. Estas abordam a história tanto por períodos (pré-história, história antiga, medieval ou contemporânea) quanto por regiões, como Brasil, Europa ou Ásia. Há também temas específicos da pesquisa em história, como metodologia, teoria da história, história demográfica, história política ou história da ciência. Muita dedicação à leitura e participação em grande número de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do graduando. O estágio é obrigatório, assim como a elaboração de trabalho de conclusão de curso.

Atenção: a UFPR oferece um curso focado em memória e imagem; a Unila, em América Latina; e a Universidade Candido Mendes (RJ) e a UFCA (CE) em patrimônio cultural. Na Ufopa (PA), há a licenciatura integrada em História e Geografa, que habilita o estudante a trabalhar nas duas áreas.

Duração média:
4 anos.

Outro nome:
est. soc. (hist.).

O que você pode fazer

Autoria e consultoria

Produzir e avaliar material didático para editoras ou instituições de ensino.

Ensino

Lecionar história geral ou do Brasil para os ensinos fundamental, médio ou cursos pré-vestibulares. Com pós- graduação, dar aulas na educação superior.

Memória empresarial

Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa

Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Compartilhe