Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Segurança Pública

Este profissional elabora, coordena e implementa programas e políticas que visem à redução da violência e à garantia da paz

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h47 - Publicado em 22 mar 2015, 19h05
(GE/Guia do Estudante)

O bacharel em Segurança Pública elabora, coordena e implementa programas e políticas que visem à redução da violência e à garantia da paz. Pela Constituição, a segurança pública é assunto de responsabilidade dos governos federal e estaduais. O Ministério da Justiça é o órgão máximo responsável pela elaboração e implantação de estratégias de combate à violência e à criminalidade. Responde a esse ministério, por exemplo, a Polícia Federal, que investiga crimes nacionais, o tráfico de drogas, a corrupção e o contrabando.

Aos estados e ao Distrito Federal cabe a execução das ações de segurança, no comando das polícias Militar (repressão e prevenção) e Civil (investigação). As prefeituras não têm, pela Constituição, responsabilidade pela segurança pública, mas algumas cidades instituíram a Guarda Civil Municipal para auxiliar as demais polícias na manutenção da ordem pública.

Para atuar em qualquer esfera de governo (federal, estadual ou municipal), o bacharel deve conhecer os problemas de segurança do país, levando em consideração os interesses da sociedade – questões como direitos humanos e cidadania. É sua função analisar a evolução das taxas de violência e assuntos relacionados à segurança ambiental e à defesa civil. É possível ingressar na área com a formação de tecnólogo.

Fique de Olho

SERVIÇOS PENAIS
Oferecido pela Fadergs, em Porto Alegre (RS), o curso prepara para atuar na gestão de serviços penitenciários. Participar da gestão da saúde e inserção social do preso e formular políticas públicas que minimizem as consequências negativas do confinamento são atribuições deste profissional.

O que você pode fazer

Consultoria: prestar consultoria para empresas privadas e estatais na área de segurança pública.

Forças de segurança pública: trabalhar para as polícias Militar e Civil. Atuar em órgãos públicos de segurança na prevenção e repressão ao crime. Idealizar e implementar ações de segurança federal, estadual ou municipal. Trabalhar para a Defesa Civil.

Planejamento e coordenação: idealizar e implementar planos de ação de segurança preventiva para eventos de grande porte e elaborar políticas públicas voltadas à área de segurança.

Segurança privada Atuar na segurança pessoal, de residências e de imóveis privados, a fm evitar riscos à sua integridade.

Mercado de Trabalho

A violência policial, a repressão e a punição são algumas das questões relacionadas à segurança pública que ganham destaque no Brasil e no mundo. A necessidade de uma nova visão social da segurança pública, preventiva, focada na mediação de conflitos e que leve em conta questões sociais e econômicas, abre boas perspectivas para o bacharel e o tecnólogo.

A maior parte das ofertas de trabalho vem do setor de segurança privada, em alta no país. Há boas oportunidades também em secretarias públicas federais, estaduais e municipais, onde o profissional atua na elaboração e revisão de políticas para o setor. A área de defesa civil, onde o graduado pode integrar equipes responsáveis pelo combate às enchentes ou ao atendimento às vítimas de desastres, também abre vagas.

Curso

O bacharelado forma profissionais com conhecimento nas áreas sociais, jurídicas e de gestão da segurança. As disciplinas dividem-se entre as de formação humanística, como sociologia, antropologia e filosofia; e específicas, como criminologia, direito penal, mediação de conflitos e processo penal.

Parte importante do curso é a reflexão sobre a ação das polícias e o respeito aos Direitos Humanos. A realização de estágio e a defesa de uma monografia são obrigatórias.

Duração média: de 3 a 4 anos.

 

O curso tecnológico é voltado a profissionais da área de segurança pública, entre eles funcionários do Corpo de Bombeiros, das polícias federais e estaduais e das guardas municipais, além de agentes penitenciários. Seu objetivo é dar uma visão ampla da resolução de conflitos calcada na cultura da paz.

Assim, de modo semelhante ao bacharelado, o currículo é baseado em disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais. Mas o enfoque é mais prático: menos pesquisa e mais aplicação do conhecimento no planejamento, na coordenação e execução das ações de segurança pública.

Atenção: o Centro Universitário Fadergs, em Porto Alegre (RS), oferece o curso de Serviços Penais.

Duração média: 2 anos

Outros nomes: Gestão da Seg. Públ.; Gestão em Seg. Públ.; Serv. Penais.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Segurança Pública
Mundo do Trabalho
Segurança Pública
Este profissional elabora, coordena e implementa programas e políticas que visem à redução da violência e à garantia da paz

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.